Preprint / Versão 1

O MOVIMENTO SOCIAL NAS PLATAFORMAS DE MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES, ORGANIZAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS VEGANOS

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9947

Keywords:

veganismo, ativismo alimentar, Facebook, YouTube, plataformas de mídias sociais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as diferentes estratégias de ativismos que os veganos utilizam em plataformas de mídias sociais, especialmente Facebook e YouTube, no Brasil. A popularização do veganismo no país está diretamente ligada as chegadas da internet e à emergência das chamadas "comunidades virtuais" que fortaleceram ações políticas próprias expressas pelo ativismo alimentar. Diante disso, ao analisar o veganismo enquanto um movimento social, torna-se importante compreender como o mesmo utiliza, de maneiras diferentes, plataformas de mídia sociais para organizar, agir, engajar e repercutir estilos, identidades, bens de consumo e organizações políticas ativas, capazes de disputarem o mercado global da cadeia de valores tradicionalmente dominantes. As metodologias foram as revisão bibliográfica e uma análise de conteúdo de dados coletados, durante o período de novembro de 2021 a abril de 2022, em duas plataformas de mídias sociais: Facebook e YouTube. Na primeira, foi realizada uma netnografia em dois grupos online. No YouTube, uma coleta de dados a partir da ferramenta online YouTube Data Tolls em que foram buscados vídeos publicados, durante o período já mencionado, com referências a temática vegana, e criada uma rede dos principais canais que compartilharam esse conteúdo. A partir da análise desses dados, foi possível identificar como o movimento vegano se fortaleceu no Brasil a partir do uso e engajamento ativo nas mídias sociais, que colaboram para a consolidação de estilos de vida em termos de produção, circulação e consumo de bens materiais e simbólicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jessica Santana Silveira Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Jéssica Santana é pesquisadora do tema de alimentação e ativismo digital; doutoranda em Sociologia no pela Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG); mestre em Sociedade, Ambiente e Território pela UFMG e Unimontes e bacharel em Ciências Sociais pela Unimontes

Daniel Coelho de Oliveira , Universidade Estadual de Montes Claros

 

Daniel Coelho de Oliveira é professor doutor em Ciências Sociais pelo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre em Ciências Sociais pelo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduado em Ciências Sociais pela Unimontes.

Dimitri Fazito de Almeida Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais

Dimitri Fazito de Almeida Rezende é possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

Postado

13/09/2024

Como Citar

Santana Silveira Dias, J., Coelho de Oliveira , D., & Fazito de Almeida Rezende, D. (2024). O MOVIMENTO SOCIAL NAS PLATAFORMAS DE MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES, ORGANIZAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS VEGANOS. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9947

Série

48º Encontro Anual da ANPOCS

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito