Diagnóstico e tratamento da Disestesia oclusal- um desafio para a odontologia- Revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9806Keywords:
Disestesia oclusal, mordida fantasma, desconforto oclusal, reabilitação oclusal, contatos oclusaisResumo
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A disestesia oclusal, também chamada de síndrome da mordida fantasma, é caracterizada por discrepâncias oclusais persistentes e não verificáveis clinicamente. Em 1976 a literatura relatou os dois primeiros casos, porém a abordagem do tratamento tem sido baseada apenas no conhecimento incompleto da etiologia, em que nenhuma das teorias propostas é totalmente explicada em todos os casos disponíveis. O objetivo desta revisão é mostrar as hipóteses sobre a etiologia, diagnóstico e tratamento da disestesia oclusal.
MÉTODOS: A revisão da literatura pesquisou as seguintes bases de dados: NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information) e Scielo (Scientific Electronic Library Online). Na estratégia de busca foram utilizados os seguintes descritores: Disestesia oclusal OR mordida fantasma AND Distúrbios da articulação temporomandibular em português e inglês. Foram encontrados um total de 166 artigos, destes 18 atenderam os critérios de elegibilidade.
RESULTADOS: Etiologicamente a disestesia oclusal pode relacionar-se com desordens psiquiátricas, fenômeno do membro fantasma e alterações do input proprioceptivo. O critério diagnóstico propõe avaliar as queixas de mordida desconfortável por mais de 6 meses, sensação de desconforto ao morder, ausência de discrepância oclusal, sofrimento emocional associado, falhas em vários procedimentos odontológicos. Dentre diversas modalidades de tratamentos, a terapia mais aceita é a medicamentosa com uso de antidepressivos como o milnaciprano.
CONCLUSÃO: Em pacientes com queixas oclusais persistentes, o diagnóstico deve considerar a disestesia oclusal. A abordagem terapêutica deve ser realizada por uma equipe interdisciplinar, que inclui além do cirurgião dentista, psiquiatras e psicólogos com experiência nesta área.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2024 Genesis Alfonzo, Sigmar de Mello Rode, Wagner de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Plaudit
Declaração de dados
-
Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito