O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 1

Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica - Avaliação de pacientes portadores de obesidade e síndrome metabólica - Guideline da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102-6720202400028e1821

Keywords:

Cirurgia Bariátrica, Fígado Gorduroso, Síndrome Metabólica, Obesidade

Resumo

Introdução: A Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica (MASLD) é a doença hepática crônica mais prevalente no mundo e foi recentemente renomeada para enfatizar seu componente metabólico. Este artigo busca preencher a lacuna de diretrizes específicas para pacientes portadores de obesidade e MASLD que irão ser submetidos à cirurgia bariátrica.

Método: Foi realizado uma busca sistemática por guidelines nas plataformas PubMed e Embase.

Resultados: Foram encontrados 544 artigos, dos quais 11 foram selecionados conforme critérios de inclusão/exclusão. Todos os 11 guidelines são de sociedades clínicas, portanto, não contemplam algumas interpretações necessárias para o paciente bariátrico.

Conclusões: Recomendamos que seja feito o rastreio de todo paciente que será submetido a cirurgia bariátrica e metabólica inicialmente com o score Fibrosis-4 (FIB-4), seguido da elastografia hepática transitória (Vibration-controlled Transient Elastography - VCTE), principalmente para aqueles com FIB4> 1,3. No entanto, a interpretação dos resultados do VCTE em pacientes obesos necessita de mais estudos para delimitar os reais valores de cortes. O Enhanced Liver Fibrosis® (ELF®) mostra-se promissor, mas sua disponibilidade é limitada. A indicação da biópsia hepática durante a cirurgia, precisa ser individualizada, porém é recomendada para aqueles com alteração do FIB4 e/ou da VCTE. O rastreio familiar é recomendado para parentes de pacientes jovens já com fibrose avançada. O transplante hepático é uma opção para pacientes com MASLD avançada, mas o momento ideal para a cirurgia bariátrica em relação ao transplante ainda não está claro. O acompanhamento regular e o exame VCTE são recomendados para monitorar a progressão da doença após a cirurgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Postado

19/07/2024

Como Citar

Pereira, L. H., Guaraná, T., Oliveira Neto, A. A. de, Nogueira, C. A. V., Valezi, A. C., & Barros, F. de. (2024). Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica - Avaliação de pacientes portadores de obesidade e síndrome metabólica - Guideline da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/0102-6720202400028e1821

Série

Ciências da Saúde

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito