Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica - Avaliação de pacientes portadores de obesidade e síndrome metabólica - Guideline da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102-6720202400028e1821Keywords:
Cirurgia Bariátrica, Fígado Gorduroso, Síndrome Metabólica, ObesidadeResumo
Introdução: A Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica (MASLD) é a doença hepática crônica mais prevalente no mundo e foi recentemente renomeada para enfatizar seu componente metabólico. Este artigo busca preencher a lacuna de diretrizes específicas para pacientes portadores de obesidade e MASLD que irão ser submetidos à cirurgia bariátrica.
Método: Foi realizado uma busca sistemática por guidelines nas plataformas PubMed e Embase.
Resultados: Foram encontrados 544 artigos, dos quais 11 foram selecionados conforme critérios de inclusão/exclusão. Todos os 11 guidelines são de sociedades clínicas, portanto, não contemplam algumas interpretações necessárias para o paciente bariátrico.
Conclusões: Recomendamos que seja feito o rastreio de todo paciente que será submetido a cirurgia bariátrica e metabólica inicialmente com o score Fibrosis-4 (FIB-4), seguido da elastografia hepática transitória (Vibration-controlled Transient Elastography - VCTE), principalmente para aqueles com FIB4> 1,3. No entanto, a interpretação dos resultados do VCTE em pacientes obesos necessita de mais estudos para delimitar os reais valores de cortes. O Enhanced Liver Fibrosis® (ELF®) mostra-se promissor, mas sua disponibilidade é limitada. A indicação da biópsia hepática durante a cirurgia, precisa ser individualizada, porém é recomendada para aqueles com alteração do FIB4 e/ou da VCTE. O rastreio familiar é recomendado para parentes de pacientes jovens já com fibrose avançada. O transplante hepático é uma opção para pacientes com MASLD avançada, mas o momento ideal para a cirurgia bariátrica em relação ao transplante ainda não está claro. O acompanhamento regular e o exame VCTE são recomendados para monitorar a progressão da doença após a cirurgia.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2024 Leonardo Halamy Pereira, Thais Guaraná, Alvaro Albano de Oliveira Neto, Cristiane Alves Villela Nogueira, Antonio Carlos Valezi, Fernando de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Plaudit
Declaração de dados
-
Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito