Preprint / Versão 1

AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA MULTIDIMENSIONAL E SEU PAPEL NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES PERIOPERATÓRIAS EM IDOSOS COM FRATURAS

##article.authors##

  • Amanda Valim Kampa Cassab Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
  • Flamarion dos Santos Batista Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
  • Jurandir Marcondes Ribas-Filho Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
  • Paulo Afonso Nunes Nassif Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1752-5837
  • Fernando Issamu Tabushi Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
  • Jose Eduardo Ferreira Manso Departamento de Cirurgia, Universidade Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Orlando Jorge Martins Torres Departamento de Medicina II, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Thelma Larocca Skare Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9305

Keywords:

Avaliação pré-operatória, Idosos, Fraturas, Complicações perioperatórias, Cirurgia

Resumo

Introdução: Pacientes idosos apresentam maior morbidade e mortalidade em internamentos hospitalares, procedimentos diagnósticos e cirúrgicos. Buscando melhorar a qualidade assistencial aos idosos foi criado o protocolo APOIO (Avaliação Pré-Operatória de Idosos e Orientação de cuidados), ferramenta para mensurar os riscos de complicações cirúrgicas.

Objetivo: Avaliar o impacto do APOIO sobre vários desfechos, a fim de validá-lo como veículo útil na prevenção de complicações perioperatórias em idosos com fraturas.

Método: Pesquisa retrospectiva transversal por meio de revisão de 218 prontuários de pacientes idosos internados por fraturas, e com indicação cirúrgica, tendo sido coletados dados sobre sexo, idade, motivo do internamento, tipo de fratura, indicação ou não de tratamento cirúrgico, avaliação ou não pela APOIO, indicação ou não de UTI no pós-operatório, duração do internamento em UTI, duração total do internamento, desfecho imediato e desfecho em 30 dias após a operação.

Resultado: Foi constatado que a aplicação do APOIO foi associada à redução de 70% nas chances de óbito durante o internamento (p = 0,040), ao tempo de permanência em UTI (p <0,001) e ao tempo total de internamento hospitalar (p =  0,010). Observou-se ainda tendência à redução na taxa de óbitos em 30 dias do pós-operatório (p = 0,117).

Conclusão: A aplicação da ferramenta APOIO reduz tempo de internamento, otimiza indicação e tempo de permanência em UTI e ainda diminui o risco de óbito de idosos submetidos a tratamentos cirúrgicos de fraturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Postado

05/07/2024

Como Citar

Cassab, A. V. K., Batista, F. dos S., Ribas-Filho, J. M., Nassif, P. A. N., Tabushi, F. I., Manso, J. E. F., Torres, O. J. M., & Skare, T. L. (2024). AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA MULTIDIMENSIONAL E SEU PAPEL NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES PERIOPERATÓRIAS EM IDOSOS COM FRATURAS. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9305

Série

Ciências da Saúde

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito