O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 2

Caracterização de uma nova queimada utilizando sensoriamento remoto do Parque Estadual do Cocó, Região Metropolitana de Fortaleza/CE, Brasil

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9123

Keywords:

Incêndio florestal, NDVI, PlanetScope, Plano de manejo, Severidade

Resumo

Os incêndios florestais no Parque Estadual do Cocó (PEC) estão se tornando mais frequentes, gerando preocupações sobre o futuro do parque devido às pressões antrópicas e à falta de manejo. Este estudo utilizou sensoriamento remoto para caracterizar um novo incêndio no PEC, visando melhorar o monitoramento e a gestão pós-incêndio. Dados de focos de calor do MODIS e VIIRS identificaram o evento em 18 de janeiro de 2024. Imagens do satélite PlanetScope delimitaram a cicatriz e derivaram o NDVI pré e pós-queimada para determinar as categorias de severidade. MODIS e VIIRS detectaram o fogo por 2 dias, alcançando um FRP de 35,66 MW, indicando sua intensidade. A cicatriz teve uma área de 16,95 ha e 2,56 km de perímetro. A reflectância NIR pós-queimada diminuiu um 57,6%, e o dNDVI máximo foi 0,83. O 51,21% da área mostrou uma severidade moderada-alta. A cicatriz pode ter afetado ambientes úmidos e floresta de manguezais. A área afetada é designada como "Zona de Preservação", embora as imagens de satélite questionem isso. Os resultados fornecem dados importantes para iniciativas de restauração e medidas de combate a incêndios no PEC, destacando a relevância do sensoriamento remoto para a análise de eventos relacionados com incêndios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Postado

28/06/2024 — Atualizado em 16/07/2024

Versões

Como Citar

Perea Ardila, M. A., & Muñoz Vásquez, S. I. (2024). Caracterização de uma nova queimada utilizando sensoriamento remoto do Parque Estadual do Cocó, Região Metropolitana de Fortaleza/CE, Brasil. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9123 (Original work published 2024)

Série

Ciências Exatas e da Terra

Plaudit

Justificativa da versão

Melhorias nas Figuras 1 e 4 e em algumas seções

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito