Preprint / Versão 1

NECROPOLÍTICA DA PANDEMIA PELA COVID-19 NO BRASIL: QUEM PODE MORRER? QUEM ESTÁ MORRENDO? QUEM JÁ NASCEU PARA SER DEIXADO MORRER?

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.901

Keywords:

Pandemias, Covid-19, Biopolítica, Necropolítica, Violência social

Resumo

A pandemia da Covid-19 anuncia algo nunca vivido na contemporaneidade. Um vírus que cronifica uma série de desigualdades e processos que incidem diferentemente sobre os sujeitos. Diante dos dados estatísticos de mortes, acionamos processos históricos que se atualizam no presente, questionando quem está morrendo e quem já estava marcado para morrer, sob a lógica do racismo de estado e da necropolítica. Buscamos refletir se a pandemia produz os novos infames e intensifica a produção de corpos não passíveis de luto, o que implica em uma não banalização, uma inquietação em não nos acostumarmos com a morte que não atinge a todos de maneira igual, na direção de uma ética que aposte na luta pela vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Postado

06/07/2020

Como Citar

Navarro, J. H. do N., Ciciliotti da Silva , M., Siqueira, L. de A. R., & Andrade, M. A. C. (2020). NECROPOLÍTICA DA PANDEMIA PELA COVID-19 NO BRASIL: QUEM PODE MORRER? QUEM ESTÁ MORRENDO? QUEM JÁ NASCEU PARA SER DEIXADO MORRER?. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.901

Série

Ciências da Saúde

Plaudit