O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 2

NÃO-LUGAR LITERÁRIO: O ESPAÇO PROVISÓRIO DA LITERATURA NA BNCC

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9004

Keywords:

Literatura, BNCC, Não-lugar, Irrelevância

Resumo

Com o mote de identificar o tratamento dedicado à literatura na Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio, o presente estudo propõe um debate sobre o espaço minguado que o documento reserva à área. Para tanto, nos norteamos pelo conceito de “não-lugar” que, em Augé (2005), corresponde a um ambiente no qual imperam o utilitarismo e a transitoriedade, isto é, um espaço, ao mesmo tempo, lotado e vazio, que enquanto estrutura física existe de fato, mas sem construção identitária, nem valor relacional e histórico, por isso, banal. Circunscrevendo a literatura ao “não-lugar literário”, ao fazer recomendações vazias, antagônicas, inconsistentes e, às vezes, impraticáveis ​​ao campo artístico-literário, a BNCC opera tanto no sentido de esgotar o acesso à literatura em âmbito educacional – já que colabora para o apagamento dessa arte nesse espaço –, como também contribui para, disfarçadamente, direcionar-la ao caminho da utilidade mercadológica e de outros ideais neoliberais, cujo efeito principal é a anulação das potências dessa arte plural. Imbuída de perspectivas intrincadas e vazias de sentidos em um texto insignificante, na nova BNCC, a literatura não somente não logra o relevo de arte como também é (in)oportunamente enfraquecida, impulsionada ao esquecimento e/ou até mesmo a um propósito afastado dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Ismael Lopes de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT

Doutorando em Letras - Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT. Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Focus-FF. Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Centro de Ciências de Balsas-CCBL (MA).

Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Letras - Literatura Comparada pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Graduada em Letras - Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Atualmente, é Professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA) e Professora do Mestrado em Letras da UEMASUL.

Geane Martins Mendes, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutoranda em Letras - Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT. Mestra em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Graduada em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Atualmente é Professora da Educação Básica - Secretaria de Educação do Tocantins-SEDUC/TO.

Lilian Castelo Branco de Lima, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL e do Ensino Médio do Estado do Maranhão. Pesquisadora de educação e literatura indígena, tem experiência na área de Letras e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, educação, antropologia da educação e da saúde, metodologia da pesquisa científica.

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Graduado em Letras/Português pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Atualmente, é professor Associado da Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT e Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFNT (PPGLLIT).

Postado

29/05/2024 — Atualizado em 21/11/2024

Versões

Como Citar

Sousa, A. I. L. de, Carvalho, A. C. T. de B., Mendes, G. M., Lima, L. C. B. de, & Melo, M. A. de. (2024). NÃO-LUGAR LITERÁRIO: O ESPAÇO PROVISÓRIO DA LITERATURA NA BNCC. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9004 (Original work published 2024)

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Justificativa da versão

Versão Modificada - Estudos Avançados
Não há revisões registadas

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito