Preprint / Versão 1

Monstruadas: anormais que sangram na Literatura Infantojuvenil

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8364

Keywords:

menstruação, monstras menstruais, literatura infantojuvenil

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a criação discursiva de monstros menstruais na literatura infantojuvenil. Nos valemos do neologismo menstrunormatividade , proposto por Josefin Persdotter (2020) para definir os sistemas discursivos que diferenciam a menstruação normal e saudável, da menstruação anormal e patologizada. Analisamos três obras que abordam a menstruação e a constituição discursiva de monstros menstruais, como aquelas que se desviam das menstruações . Descobri quatro discursos: o imperativo de menstruar e tornar-se mulher; a menstruação como um estado alterado da normalidade; a menstruação como um encontro com a “natureza selvagem feminina”; a menstruação como morte. As narrativas ensinam que a insurgência aos sistemas normativos da menstruação resulta na produção de subjetividades consideradas alteradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thainan Piuco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cientista Social (UFRGS), Professor (PMPA-RS), Mestre e Doutorando em Educação (UFRGS).

Maura Jeisper Fernandes Vieira , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cristianne Maria Famer da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Escola de Enfermagem, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa em Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Postado

01/04/2024

Como Citar

Cechin, M. B. C., Piuco, T., Vieira , M. J. F., & Rocha, C. M. F. da. (2024). Monstruadas: anormais que sangram na Literatura Infantojuvenil. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8364

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito