ENTRE BICHOS E MONSTROS: OS LIVROS PREFERIDOS POR CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8127Keywords:
hospitalização infantil, Contação de histórias, Humanização na saúde, Literatura infantilResumo
Muitas iniciativas têm sido desenvolvidas no sentido de humanizar o tratamento hospitalar, levando atividades lúdicas para crianças internadas, entre elas sessões de contação de histórias. Já se sabe que o contato com narrativas apresenta resultados positivos para o bem-estar geral das crianças. Entretanto, faltam estudos que examinem suas preferências em relação aos livros.
Esta pesquisa propõe-se a analisar o interesse de crianças hospitalizadas por livros que lhes foram apresentados, buscando encontrar padrões em suas escolhas. As reações de 174 crianças com idades entre 6 e 10 anos foram analisadas. Os resultados mostraram que as crianças optaram por livros em que figuram animais humanizados ou personagens monstruosos que demonstram comportamentos também humanizados. Essas opções foram feitas em detrimento de personagens humanos, sejam eles adultos ou crianças, e também em detrimento de animais não-personificados e de livros com capas abstratas.
Ambiciona-se contribuir para a obtenção de resultados ideais no trabalho das organizações que levam contadores de histórias aos hospitais e, com isso, proporcionar melhorias na qualidade da internação pediátrica humanizada.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2024 Beatriz Levanteze de Burgos, Marcia Abreu, Melissa Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Plaudit
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2022/05782-6 -
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 301698/2022-8
Declaração de dados
-
Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito