Preprint / Versão 1

ENTRE BICHOS E MONSTROS: OS LIVROS PREFERIDOS POR CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8127

Keywords:

hospitalização infantil, Contação de histórias, Humanização na saúde, Literatura infantil

Resumo

Muitas iniciativas têm sido desenvolvidas no sentido de humanizar o tratamento hospitalar, levando atividades lúdicas para crianças internadas, entre elas sessões de contação de histórias. Já se sabe que o contato com narrativas apresenta resultados positivos para o bem-estar geral das crianças. Entretanto, faltam estudos que examinem suas preferências em relação aos livros.

Esta pesquisa propõe-se a analisar o interesse de crianças hospitalizadas por livros que lhes foram apresentados, buscando encontrar padrões em suas escolhas. As reações de 174 crianças com idades entre 6 e 10 anos foram analisadas. Os resultados mostraram que as crianças optaram por livros em que figuram animais humanizados ou personagens monstruosos que demonstram comportamentos também humanizados. Essas opções foram feitas em detrimento de personagens humanos, sejam eles adultos ou crianças, e também em detrimento de animais não-personificados e de livros com capas abstratas.

Ambiciona-se contribuir para a obtenção de resultados ideais no trabalho das organizações que levam contadores de histórias aos hospitais e, com isso, proporcionar melhorias na qualidade da internação pediátrica humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Levanteze de Burgos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Beatriz Levanteze de Burgos é bacharela em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas e graduanda em Linguística pela mesma universidade.

Marcia Abreu, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Márcia Abreu é professora titular do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Publicou vários trabalhos, dentre as quais se destacam os livros The Transatlantic Circulation of Novels Between Europe and Brazil, 1789-1914 (Palgrave MacMillan, 2017); Romances em movimento (Editora da Unicamp, 2016); The Cultural Revolution of the Nineteenth Century: Theatre, the Book-Trade and Reading in the Transatlantic World (org. com Ana Claudia Suriani da Silva. I.B. Tauris, 2015); Impresso no Brasil – dois séculos de livros brasileiros (org. com Aníbal Bragança. Editora da Unesp / Fundação Biblioteca Nacional, 2010), com o qual ganhou o Prêmio Jabuti 2011; Cultura Letrada: literatura e leitura (UNESP, 2006); Os Caminhos dos livros (Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2003) e Histórias de Cordéis e Folhetos (Mercado de Letras/ALB, 1999).

Melissa Santos, Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino

Melissa Santos é psicóloga formada pela Universidade Federal de São Paulo e especialista lato sensu em oncologia pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo em parceria com o hospital GRAACC.

Postado

29/02/2024

Como Citar

Burgos, B. L. de, Abreu, M., & Santos, M. (2024). ENTRE BICHOS E MONSTROS: OS LIVROS PREFERIDOS POR CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8127

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Dados de financiamento

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito