O preprint foi publicado em um periódico como um artigo
DOI do artigo publicado https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoen2110
Preprint / Versão 1

Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790

Keywords:

Terapia ocupacional, Ensino, Pesquisa, COVID-19

Resumo

A pandemia de COVID-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam a mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta as questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando junto aos pares maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, a partir desta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, a partir de um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em Terapia Ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho pretende refletir acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática. Contudo, observa-se ainda um cenário um tanto desarticulado na área, entre instituições significativamente diferentes, públicas e privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Leme de Oliveira Borba, Universidade Federal de São Paulo

Terapeuta ocupacional. Doutora em Educação. Docente do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Baixada Santista/SP, Brasil.

Bianca Gonçalves de Carrasco Bassi, Universidade Federal de Santa Maria

Terapeuta ocupacional. Mestre em Terapia Ocupacional. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Beatriz Prado Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Terapeuta ocupaiconal. Doutora em Educação. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Gabriela Pereira Vasters, Universidade Federal de São Paulo

Terapeuta ocupacional. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Baixada Santista/SP, Brasil.

Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Terapeuta Ocupacional. Doutor em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

Rafael Garcia Barreiro , Universidade de Brasília

Terapeuta ocupaiconal. Doutor em Terapia Ocupacional. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade de Brasília (UnB)p), Baixada Santista/SP, Brasil.

Postado

16/06/2020

Como Citar

Borba, P. L. de O., Bassi, B. G. de C., Pereira, B. P., Vasters, G. P., Correia, R. L., & Barreiro , R. G. (2020). Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790

Série

Ciências da Saúde

Plaudit