Preprint / Versão 1

PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O COMPONENTE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO NOVO ENSINO MÉDIO

article.authors691224a74ed9a

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7812

Palavras-chave:

educação financeira, Novo Ensino Médio, Protagonismo

Resumo

Diante da nova configuração do Ensino Médio, surgiram os itinerários formativos, que possibilitam a flexibilização do ensino. Em Santa Catarina, a Educação Financeira ganhou este formato, anteriormente se apresentava na Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e como tema transversal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela tem como objetivo o planejamento financeiro pessoal em busca da saúde financeira e qualidade de vida.  Mas como componente curricular eletivo (CCE), ela apresenta um desafio ainda maior: propor um ensino contextualizado com a realidade e projeto de vida do estudante, de modo a criar um sentido e motivação. O estudante deve ser o protagonista no processo. Deste modo, este estudo visou verificar quais as percepções de estudantes que cursaram o respectivo CCE em uma escola da educação básica de Santa Catarina. O estudo foi submetido ao comitê de ética em pesquisa da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e, após a aprovação, foram coletados os documentos de consentimento e realizada a aplicação de um questionário. Foi realizada a organização e análise descritiva dos dados. Encontrou-se o planejamento e autonomia financeira e consumo consciente como objetivos e motivos do estudante para cursar Educação Financeira. Em conformidade com os objetivos de aprendizagem e unidades temáticas do componente curricular eletivo definido em seu documento norteador. Além disso, ainda foi verificado o alinhamento com suas vidas pessoais e projetos de vida. Nesse contexto, há evidências que o ensino da Educação Financeira associado com os objetivos dos estudantes, pode proporcionar um sentido e uma aprendizagem mais significativa.

Biografia do Autor

Sarah Galatto Cancillier, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduada em licenciatura plena em matemática pela UNESC.

Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutoranda do Programa Pós Graduação em Educação da Unesc. Atua na formação de Professores, na UNESC, nos cursos de Matemática e Pedagogia.

Kristian Madeira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Ciências da Saúde pela UNESC. Professor e Pesquisador da UNESC, onde atua nos cursos de Graduação, Especialização e Mestrado. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos.

Edison Uggioni, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Ciências Ambientais pela UNESC e professor titular da UNESC.

Postado

04/01/2024

Como Citar

PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O COMPONENTE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO NOVO ENSINO MÉDIO. (2024). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7812

Série

Ciências Humanas

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa não podem ser disponibilizados publicamente

    • s dados da pesquisa envolvem opiniões de estudantes menores de idade, por isso não podem ser publicados individualmente e serão expostos somente os resultados da pesquisa. O estudo passou por comitê de ética e segue de acordo com sua metodologia.

Plaudit