O preprint foi publicado em outro meio.
DOI do preprint publicado https://doi.org/10.1590/0102-672020230069e1787
Preprint / Versão 1

Posição da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal sobre o tratamento de grandes hérnias de hiato

article.authors690e84f5d5fa8

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102-672020230069e17

Palavras-chave:

Hérnia Hiatal, Cirurgia Geral, Fundoplicatura, Laparoscopia, Cirurgia Robótica, Telas Cirúrgicas

Resumo

As grandes hérnias de hiato (HHG), além de serem mais prevalentes em idosos, têm apresentação clínica diferente: menos refluxo, mais sintomas mecânicos e maior possibilidade de complicações agudas e potencialmente fatais, como vólvulo gástrico, isquemia e perfuração mediastinal visceral. Assim, as indicações cirúrgicas são distintas das hérnias de hiato por deslizamento, relacionadas à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). A azia tende a ser menos intensa, enquanto os sintomas de dor no peito, tosse, desconforto e cansaço são relatados com maior frequência. Queixas de vômitos e disfagia podem sugerir a presença de volvo gástrico associado. São encontrados sinais de deficiência de ferro e anemia. A indicação cirúrgica ainda é controversa e foi anteriormente baseada na alta mortalidade relatada em cirurgias de emergência para volvo gástrico. A mortalidade pós-operatória está especialmente relacionada a três fatores: índice de massa corporal (IMC acima de 35), idade superior a 70 anos e presença de comorbidades.

A cirurgia eletiva minimamente invasiva deve ser oferecida a indivíduos sintomáticos, com desempenho bom ou razoável, independentemente da faixa etária. Em pacientes assintomáticos e oligossintomáticos, além de obviamente identificar o desejo do paciente, deve-se levar em consideração a análise caso a caso dos fatores de risco cirúrgico, como idade, obesidade e comorbidades. Deve-se atentar também para situações de maior dificuldade técnica e riscos de migração aguda por aumento da pressão abdominal (abdominoplastia, trabalhos manuais, doenças espásticas). Alternativas técnicas como fundoplicatura parcial e gastropexia anterior podem ser consideradas.

Ressaltamos a importância da realização de procedimentos cirúrgicos nos casos de GHH em centros de grande volume, com cirurgiões experientes.

Postado

06/11/2023

Como Citar

Posição da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal sobre o tratamento de grandes hérnias de hiato. (2023). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/0102-672020230069e17

Série

Ciências da Saúde

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito

Plaudit