Preprint / Versão 2

Profissionalização do político: uma análise multidimensional dos deputados federais brasileiros

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7112

Keywords:

carreira política, profissionalização política, deputados federais, DIAP, estatística descritiva

Resumo

Introdução: Na literatura de Ciência Política não há um critério bem estabelecido para se medir o grau de profissionalização dos políticos. Este artigo revisa um índice proposto para avaliar a profissionalização dos membros do Parlamento do Reino Unido adaptando-o ao caso dos deputados federais brasileiros eleitos em 2014.

Materiais e métodos: O índice original de profissionalização é composto por quatro dimensões: 1) grau de comprometimento com a carreira; 2) tipo de background profissional antes de ingressar na atividade parlamentar; 3) idade de entrada no Legislativo (uma proxy para experiência de vida); e 4) ambição política. Após a aplicação do índice aos parlamentares brasileiros que serviram na 55ª legislatura, foram feitos testes de comparação de médias para verificar se os legisladores com status político alto possuíam um grau de profissionalização maior do que os demais. Foi utilizado para separar o grupo de status alto a classificação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) que anualmente publica a lista dos 100 Cabeças do Congresso Nacional.

Resultados: Há uma diferença estatisticamente significativa a favor dos deputados de maior destaque. Os parlamentares premiados pelo DIAP são mais profissionais do que os não premiados em três das quatro dimensões analisadas (comprometimento com a carreira, experiência de vida e ambição política).

Discussão: Com as devidas adaptações, o índice de profissionalização mostrou-se consistente e capaz de capturar a distância entre os parlamentares premiados e não premiados pelo DIAP. O uso de um modelo multidimensional é fundamental, pois, mais do que definir quem é ou não político profissional, ele permite medir o quão profissional um determinado político é.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabryela Gabriel, Universidade Federal do Paraná

Gabryela dos Santos Gabriel (gabryela.gabriel0@gmail.com) é Mestra e Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vinculada aos grupos de pesquisa do Observatório das elites políticas e sociais (UFPR) e o Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política (NUSP/UFPR). Atua como Secretária Executiva na Revista de Sociologia e Política e como Editora Assistente da Revista Brasileira de Ciências Sociais.

Adriano Codato, Universidade Federal do Paraná

Adriano Codato (adriano@ufpr.br) é professor de Ciência Política na Universidade Federal do Paraná e Editor-chefe da Revista de Sociologia e Política. É pesquisador do CNPq e coordena o INCT Representação e Legitimidade Democrática (ReDem).

Postado

03/10/2023 — Atualizado em 09/10/2023

Versões

Como Citar

Gabriel, G., & Codato, A. (2023). Profissionalização do político: uma análise multidimensional dos deputados federais brasileiros. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7112 (Original work published 2023)

Série

47º Encontro Anual da ANPOCS

Plaudit

Justificativa da versão

Correções no financiamento
Não há revisões registadas

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito