Preprint / Versão 1

'ESCÂNDALOS' DE CORRUPÇÃO NO BRASIL, SISTEMA DE TROCAS E REDES DE INFLUÊNCIA

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6985

Keywords:

corrupção, sistema de trocas, redes de relações, escândalo, recursos sociais

Resumo

A análise do sistema de trocas corruptas no Brasil e dos mecanismos sociais que o estruturam requer a compreensão do processo de negociações e das relações de influência envolvidas, bem como de seus princípios de organização e sua conexão com o funcionamento da política. Para isso, dialogamos com autores de diversas perspectivas ou "paradigmas" (Vanucci, 2015; Filgueiras, 2006), que abordam o fenômeno da corrupção e seus agentes de forma sociológica (Granovetter, 2006), conferindo destaque à importância das relações interpessoais como elemento definidor dessa rede de trocas (Bezerra, 1995; Petrarca, 2021), sem negligenciar aspectos fundamentais da economia política (Rose-Ackerman, 1978). A análise dos chamados "escândalos de corrupção" ocorridos no Brasil revela a existência de uma rede policêntrica na qual recursos são movimentados e estabelecem-se relações econômicas e de influência entre operadores, políticos e empresários, o que tem um impacto significativo no processo decisório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Henrique Filgueiras Prata de Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Ciências Sociais pela UFS. Atualmente mestrando em Sociologia na mesma instituição, integra o Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP) e o Observatório das Mídias Digitais da UFS.

Postado

05/10/2023

Como Citar

Almeida, C. H. F. P. de. (2023). ’ESCÂNDALOS’ DE CORRUPÇÃO NO BRASIL, SISTEMA DE TROCAS E REDES DE INFLUÊNCIA . In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6985

Série

47º Encontro Anual da ANPOCS

Plaudit

Declaração de dados