O preprint foi publicado em um periódico como um artigo
DOI do artigo publicado https://doi.org/10.1590/1678-98732432e008
Preprint / Versão 1

ChatGPT e outras IAs transformarão toda a pesquisa científica: reflexões iniciais sobre usos e consequências

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6686

Keywords:

ChatGPT, Inteligência Artificial Generativa, Aprendizado de máquina, Pesquisa Científica Aplicada

Resumo

O ensaio procura elucidar as transformações que o Chat GPT e outras inteligências artificiais tendem a causar na pesquisa acadêmica, como: busca, seleção e leitura de literatura acadêmica, análise e apresentação de dados; escrita e tradução. Discutimos algumas possíveis consequências, riscos e paradoxos no uso de IAs para a pesquisa, tais como dilemas de autoria, potencial deterioração da integridade da pesquisa, limitação das abordagens metodológicas, possíveis modificações nas dinâmicas de produção de conhecimento e nas relações centro-periferia no ambiente acadêmico. Concluímos demandando por um diálogo aprofundado sobre regulação e criação de tecnologias adaptadas às nossas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Alejandra Nicolás, UNILA

Professora da área de Administração Pública e Políticas Públicas e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutora e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de políticas públicas, internet e política e democracia digital. 

Luiz Rogério Lopes Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná  e professor substituto do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Information & MediaLab (UFPR) e a Rede de Gestão da Informação e do conhecimento (Rede GIC). Atua nas áreas de Comunicação e Informação, com ênfase em temas como discurso de ódio online, moderação de conteúdo, plataformas digitais e vulnerabilidades digitais.

Christiana Soares Freitas, Universidade de Brasília

Professora Associada 3 do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas (PPGIPP) da UnB. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e, também, do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas (GIGAPP). É líder do grupo de pesquisa sobre Estado, Regulação, Internet e Sociedade (GERIS) e membro do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Foundation Brasil.

Márcio Telles, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná

João Senna Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Bolsista de pós-doutorado no INCT.DD na UFBA e estuda as relações entre a comunicação política digital e fenômenos da cultura massiva como narrativas e fãs.

Postado

01/09/2023

Como Citar

Sampaio, R. C., Nicolás, M. A., Junquilho, T. A., Silva, L. R. L., Freitas, C. S., Telles, M., & Teixeira, J. S. (2023). ChatGPT e outras IAs transformarão toda a pesquisa científica: reflexões iniciais sobre usos e consequências. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6686

Série

Ciências Sociais Aplicadas

Plaudit

Não há revisões registadas

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito