Preprint / Versão 1

MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS EM ENUNCIADOS DO JORNAL O POPULAR

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6298

Keywords:

Educação, Educação Militarizada, Opinião pública, Sociologia, Cultura

Resumo

Partindo da problematização de enunciados que versam sobre a chancela da população goiana à militarização de escolas públicas da rede estadual, o estudo seleciona e categoriza textos publicados entre 2015 e 2018 no periódico goiano O Popular sobre a temática “escola militar”. A partir de chaves teóricas apresentadas por Bourdieu (2008; 1987), ele descreve e analisa os posicionamentos que ali emergem acerca do processo de militarização das escolas da rede pública estadual de Goiás. Para isso, utiliza-se o conceito de enunciados, em Bakhtin (1997), como elemento que compõe o discurso da opinião pública, cujas características tangem o senso comum sobre a educação e a política de militarização. Em seguida, busca-se compreender como tais posicionamentos são engendrados e articulados enquanto alicerces de uma suposta “opinião pública”. Assim, além do “olhar sociológico” prescrito por Bourdieu, o estudo utiliza chaves teóricas formuladas por Marx e Engels. Para discorrer sobre dinâmicas próprias do ambiente escolar, ele lança mão de Carvalho (2013) e Aquino (2014). Ao longo do texto apresentam-se possibilidades de compreensão das bases socioculturais que dinamizam os posicionamentos que a “opinião pública” manifesta. Ademais, o estudo possibilitou descrever o lugar social em que se operam os discursos que defendem a militarização da educação em Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Eduardo é professor de Língua Portuguesa e Espanhola no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis. Licenciatura plena em Letras Português (2013) com apostilamento em Língua Espanhola (2013) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou dois semestres da Licenciatura em Espanhol na Universidade Autônoma de Barcelona (UaB). Concluiu mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFG na linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude (GEPEJ / IFG / UFG). Ele também é membro da Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação.

Miriam Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Miriam é doutora em Educação pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Educação pela UFG - Universidade Federal de Goiás (2000) e licenciada em História pela UEG - Universidade Estadual de Goiás (1992). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Sevilha, na Espanha, no ano de 2018. Atualmente, é professora associada na Faculdade de Educação/UFG e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Professora Visitante na UNIRIO e bolsista FAPERJ (2022-2023). Coordena o Grupo de Estudos e pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude (GEPEJ) e a Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação (RePME). Atua como Diretora Financeira da ANPEd. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Militarização de Escolas Públicas, Ensino Médio e Juventudes, Políticas Educacionais.

Lívia Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Lívia possui graduação em Pedagogia (2009) e Especialização em Educação Infantil (2012) pela Universidade Federal de Goiás e Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Goiânia Oeste, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude (GEPEJ).

Postado

26/06/2023

Como Citar

Santos, E., Alves, M., & Reis, L. (2023). MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS EM ENUNCIADOS DO JORNAL O POPULAR. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6298

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Não há revisões registadas

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito