O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 1

Mulheres na Polícia Militar: História, cultura e desafios futuros

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6208

Keywords:

inclusão feminina, desigualdade de gênero, mulher policial, polícia militar

Resumo

O ingresso da mulher em espaços ocupados predominantemente por homens tem aumentado nas últimas décadas, inclusive na política, ciências e instituições. Esse movimento resulta de transformações sociais, culturais e políticas. Nesse sentido, este artigo apresenta a trajetória da mulher na profissão policial militar, espaço icônico da ausência feminina, a partir da reflexão sobre a importância da cultura na constituição dos sujeitos. Ao mesmo tempo, este estudo reflete sobre a inclusão feminina nas polícias militares e seus desdobramentos em suas constituições históricas. Além disso, busca-se compreensão sobre desigualdades reproduzidas e justificadas ao longo da história dessas instituições. Implicações, limitações e direções futuras são apresentadas e discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rebeca da Silva Brito Lopes, Universidade de Brasília

Rebeca Lopes da Silva Brito é doutoranda e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Escola pela Universidade de Brasília (UnB). É graduada em Letras Português/Inglês e especialista em Português. Seu foco de pesquisa é discriminação de gênero e violência contra a mulher, interagindo com perspectivas críticas, decolonias e interseccionais.

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Universidade de Brasília

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira é Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília aposentada e atual Pesquisadora Colaboradora Senior da mesma universidade. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000).

Gabriel de Oliveira Jorge, Universidade de Brasília

Gabriel de Oliveira Jorge é doutorando em Ciências do Comportamento e possui mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Ele é graduado em Segurança Pública, Educação Física e Direito, e é professor no Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP).

Postado

16/06/2023

Como Citar

Lopes, R. da S. B., Oliveira, M. C. S. L. de, & Jorge, G. de O. (2023). Mulheres na Polícia Militar: História, cultura e desafios futuros. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6208

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito