Preprint / Versión 3

O efeito do fim das coligações nas eleições proporcionais na composição da Câmara dos Deputados eleita em 2022

article.authors6a22017a04d08

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6159

Keywords:

eleições de 2022, eleições para Câmara dos Deputados, reforma política, reforma eleitoral

Resumen

As eleições de 2022 foram as primeiras, desde a redemocratização, em que os partidos foram proibidos de se coligarem para deputado federal e estadual. O artigo avalia o impacto dessa mudança na composição das bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados. A primeira seção mostra as principais características do modelo de representação proporcional utilizado no Brasil. A seção seguinte faz um resumo das alterações promovidas pelas reformas eleitorais de 2017 e 2021. A terceira seção analisa a evolução de alguns indicadores da representação dos partidos, tomando as unidades a federação como unidade de análise: o número de partidos que concorreram; o número de partidos que elegeu deputados; a fragmentação partidária eleitoral e parlamentar. Todos os indicadores mostram que houve uma redução significativa do número de partidos representados e da fragmentação partidária nas eleições para a Câmara dos Deputados em 2022; essa redução é observada em todas as unidades da federação. O  artigo mostra que o fim das coligações teve um papel decisiva para a reconfiguração do quadro partidário brasileiro.

Downloads

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Postado

04/06/2026 — Actualizado el 07/11/2023

Versiones

Cómo citar

O efeito do fim das coligações nas eleições proporcionais na composição da Câmara dos Deputados eleita em 2022. (2023). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6159 (Original work published 2023)

Serie

Humanidades

Plaudit

Justificación de la versión

Depois de receber muitos comentários, resolvi refazer o texto completamente. Com novos dados, nova bibliografia e argumento mais claro. Creio que agora o trabalho está próximo de uma versão definitiva

Declaración de datos

  • Los datos de investigación están incluidos en el propio manuscrito