O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 1

Injeção percutânea de etanol em bócio multinodular benigno não tóxico

##article.authors##

  • Lázaro Lorda Universidad de Ciencias Médicas de la Habana image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-1225-234X
  • Jacinto Oscar Navas Igarza Hospital Militar Central "Dr. Carlos J. Finlay". La Habana, Cuba
  • Osvaldo Miranda Gómez Universidad de Ciencias Médicas de las FAR, La habana, Cuba image/svg+xml
  • Belkis Ortega de la Campa Hospital Militar Central "Dr. Carlos J. Finlay". La Habana, Cuba
  • Henry Pérez López Hospital Militar Central "Dr. Carlos J. Finlay". La Habana, Cuba

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6069

Keywords:

Bocio, terapéutica, etanol

Resumo

Introdução: O bócio multinodular benigno não tóxico é uma das doenças endócrinas mais comuns que afetam a população atual, sendo, por sua vez, a doença endócrina que mais frequentemente requer intervenção cirúrgica.

Objetivo: Mostrar os resultados da injeção percutânea de etanol no tratamento de pacientes com bócio multinodular benigno não tóxico a curto e médio prazo.

Métodos: Foi realizado um estudo longitudinal prospectivo em pacientes com bócio multinodular benigno não tóxico tratados com injeção percutânea de etanol. As variáveis ​​categóricas foram descritas por frequências absolutas e percentuais, e para as variáveis ​​numéricas foram calculados a média, desvio padrão, bem como os valores mínimo e máximo. Para avaliar as mudanças entre os volumes inicial e final dos nódulos, foi utilizado o teste t de Student para amostras relacionadas.

Resultados: A redução percentual média no volume dos nódulos foi de 48,23 ± 9,55; 58,05 ± 11,79 e 69,49 ± 13,11; um mês, 3 meses e 6 meses após o tratamento, respectivamente. O sucesso clínico foi completo em 67,3%, 75,5% e 87,8% dos pacientes, em 1, 3 e 6 meses de acompanhamento pós-tratamento, respectivamente. Não houve complicações.

Conclusões: A injeção percutânea de etanol é uma alternativa à cirurgia para o tratamento de pacientes com bócio multinodular benigno não tóxico, é segura, eficaz, com efeitos adversos transitórios e complicações muito raras a curto e médio prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Postado

19/05/2023

Como Citar

Lorda, L., Igarza, J. O. N., Gómez, O. M., Campa, B. O. de la, & López, H. P. (2023). Injeção percutânea de etanol em bócio multinodular benigno não tóxico. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6069

Série

Ciências da Saúde

Plaudit

Não há revisões registadas