Preprint / Versão 2

Síndrome do Impostor: Desafios e Prevenções

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5797

Keywords:

Perfeccionismo, Saúde Mental, Distorção da Percepção, Transtornos da Percepção, Síndrome do Impostor

Resumo

A síndrome do impostor é um fenômeno emergente que requer atenção imediata dos pesquisadores e profissionais de saúde. Este fenômeno é caracterizado pela incapacidade de internalizar o próprio status e sucesso, e, portanto, tem um potencial significativo para afetar adversamente o desenvolvimento pessoal e profissional. A literatura tem apresentado uma gama de desafios da síndrome do impostor relacionados na área da educação e área médica a partir de diversos estudos de casos. Até onde se sabe, esses estudos não se preocupam em propor meios de prevenção para o desenvolvimento e minimização de impactos da síndrome. Este estudo tem por objetivo investigar os desafios e os tipos de prevenção da SI que estão sendo propostos pela literatura. A investigação foi realizada por meio de um mapeamento sistemático através das orientações de Kitchenham, sem um período e um público alvo específico. Foram analisados 14 artigos, dos quais constaram: há desafios no contexto acadêmico e profissional, especificamente na área da saúde; e como prevenção da SI, 5 estudos dos 12 primários constaram os seguintes tipos de prevenção: programa de saúde e bem-estar; dois workshops; e programa de coaching em grupo. Espera-se que este estudo possa contribuir como um alerta sobre a ausência de estratégias, abordagens e planejamento para a prevenção da Síndrome do Impostor, além de engajar as organizações de saúde pública e privada a priorizar a saúde pública e mental da população humana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sidny de Almeida Molina, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) , e especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é aluno da Universidade Federal do ABC (UFABC) no curso de especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (TSI) e aluno de mestrado regular do programa de pós-graduação em Ciência da Computação pela Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, engenharia e gestão de requisitos, gestão de processos de negócios, gestão de projetos, gestão do conhecimento, processos decisórios, tomada de decisão, sistemas-de-sistemas, processos-de-processos de negócios e processos de negócios constituintes. Na área da Gestão em Saúde, tem interesse nos seguintes temas de pesquisa científica: síndrome de Burnout, síndrome do impostor, saúde suplementar no brasil e análise de dados de saúde para tomada de decisão.

Maria Luiza Blanco Moraes, Universidade Paulista (UNIP) Pinheiros

Maria Luiza Blanco Moraes
Psicóloga pela UNIP Pinheiros
Pós-graduanda em Psicologia Junguiana UNIP Pinheiros
Rua Padre Carvalho, 566 – Pinheiros
São Paulo, SP – CEP: 05427-020
marialuiza.blancomoraes@gmail.com

Ronaldo Bordin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estando vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA - área de Estudos Organizacionais) e em Saúde Coletiva (PPGCol - área de Políticas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde). Foi membro do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul por duas décadas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administração e Planejamento em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: administração e planejamento em saúde, gestão em saúde, política de saúde, saúde coletiva e epidemiologia de serviços.

Rita de Cassia Nugem, Université Claude Bernard Lyon 1: Villeurbanne, Auvergne-Rhône-Alpes, FR

Doutora em Saúde Pública e Epidemiologia - Université Claude Bernard Lyon 1. França. Doutora em Administração - Escola de Administração UFRGS. Mestre em Saúde Coletiva - Escola de Enfermagem UFRGS (2015). Especialista em Educação e Tecnologias EAD - UNICID (SP) (2014). Bacharel em Administração - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2012). Ambientalista com formação na Dinamarca pela Krogerup Folkschool e Crossing Borders (2009). Professora de Gestão em Saúde.

Postado

27/03/2023 — Atualizado em 05/04/2023

Versões

Como Citar

Molina, S. de A., Moraes, M. L. B., Bordin, R., & Nugem, R. de C. (2023). Síndrome do Impostor: Desafios e Prevenções. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5797 (Original work published 2023)

Série

Ciências da Saúde

Plaudit