Preprint / Versão 1

CINEIMOTION: UM MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL PARA IDOSOS CRIAREM FILMES EM STOP MOTION

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5564

Keywords:

Filme, Stop motion, Idoso

Resumo

O artigo objetiva apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) para auxiliar idosos a criarem filmes em stop motion. A cada ano aumenta o número de pessoas mais velhas interessadas em usar as tecnologias digitais e, com esse contexto, a necessidade de criar materiais diversificados para esse público. Um MED é um recurso que usa as tecnologias para ser criado e distribuído. Assim, o CineIMotionpermite o idoso ser autor de forma autônoma de filmes em stop motion. A metodologia foi qualitativa e considerou os 5 passos no método ConstruMED: Preparação, Planejamento, Implementação, Avaliação, Distribuição. O público-alvo foram idosos que participaram de um curso de extensão a distância em uma universidade brasileira no ano de 2021 [nome omitido para anonimato]. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line referentes à avaliação do CineIMotion. Os participantes foram 27 idosos, 81,5% (n=22) do gênero feminino e 5,5%(n=5) do masculino. Os resultados obtidos demonstraram que 88,8% dos participantes avaliaram o MED como material possível de ser usado para construir um filme de maneira autônoma. Logo, entende-se que o CineIMotion traz como inovação para a educação dois aspectos: o primeiro se refere à disponibilização de um instrumento voltado à criação de filme em stop motion que pode ser utilizado por professores em cursos de inclusão digital, ou pelo aluno de modo autônomo. O segundo é a Comunidade CineIMotion que é um espaço aberto para o compartilhamento dos links dos filmes produzidos pelos idosos que utilizaram o material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa e Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Informática na Educação  e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS. É coordenadora e professora da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS, no qual são ofertadas cursos de extensão para o público com mais de 60 anos, além de realizar pesquisas sobre a temática.

Deyse Cristina Frizzo Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluna de doutorado e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), na linha de pesquisa Informática na Educação. Especialista com Lato-Senso em Docência no Ensino Superior (PUC-RS) e Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UNIDERP). Bacharel em Serviço Social (Unigran). 

Professora, pesquisadora e tutora na UNIDI/UFRGS (Unidade de Inclusão Digital de Idosos) e no NUTED/UFRGS (Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação). Além de, coach digital para 60+.

Tássia Priscila Fagundes Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós- graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa de Informática na Educação. Especialista em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na UFRGS. Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS. É professora na Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS e pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED). Possui experiência como tutora presencial/virtual e professora presencial/virtual na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais na educação e educação a distância, monitor presencial/ virtual, inclusão digital de idosos, usabilidade em dispositivos móveis voltado ao público idoso e cybersêniors multiplicadores na EaD

Carla Bueno Sigal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Licenciada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Consultora educacional na área de Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior, Design Instrucional, Tutoria em EaD, Arquiteturas Pedagógicas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) e Formação de Professores. Especialista MOODLE. Tem interesse de pesquisa na área de educação e tecnologias.

Jozelina Silva da Silva Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação (UFRGS). Especialista em Design Instrucional (SENAC) e Informática Instrumental para a Educação Básica (UFRGS), Licenciada em Letras Português/Espanhol (UNISINOS). É professora na Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRG, pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED), Tutora da Graduação em Robótica Educacional na UFRGS e Analista Técnica Especializada Plena - Designer Instrucional no SESI/RS. Temas de pesquisa: aprendizagem ao longo da vida, letramento e multiletramento, educação a distância, aprendizagem intergeracional entre jovens e idosos.

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias e totalmente a distância. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009 e COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013 e RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional, 2016.

Postado

14/02/2023

Como Citar

Slodkowski, B. K., Machado, L. R., Sampaio, D. C. F., Grande, T. P. F., Sigal, C. B., Mendes, J. S. da S., & Behar, P. A. (2023). CINEIMOTION: UM MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL PARA IDOSOS CRIAREM FILMES EM STOP MOTION. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5564

Série

Ciências Humanas

Plaudit