Preprint / Version 1

CINEIMOTION: A DIGITAL EDUCATIONAL MATERIAL FOR SENIORS TO CREATE STOP MOTION FILMS

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5564

Keywords:

film, Stop motion, Elderly

Abstract

The article aims to present the development of a Digital Educational Material (MED) to
help seniors create stop motion films. Each year, the number of older people interested in using digital
technologies increases and, with this context, the need to create diversified materials for this audience.
A MED is a resource that uses technologies to be created and distributed. Thus, CineIMotion allows
the elderly to autonomously author stop motion films. The methodology was qualitative and considered
the 5 steps in the ConstruMED method: Preparation, Planning, Implementation, Evaluation,
Distribution. The target audience were elderly people who participated in a distance extension course at
a Brazilian university in the year 2021 [name omitted for anonymity]. For data collection, an online
questionnaire regarding the CineIMotion evaluation was used. Participants were 27 elderly people,
81.5% (n=22) female and 5.5% (n=5) male. The results obtained showed that 88.8% of the participants
evaluated the MED as a possible material to be used to build a film autonomously. Therefore, it is
understood that CineIMotion brings innovation to education in two aspects: the first refers to the
availability of an instrument aimed at creating stop motion films that can be used by teachers in digital
inclusion courses, or by students of standalone mode. The second is the CineIMotion Community,
which is an open space for sharing links to films produced by the elderly who used the material.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Leticia Rocha Machado, Federal University of Rio Grande do Sul

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa e Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Informática na Educação  e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS. É coordenadora e professora da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS, no qual são ofertadas cursos de extensão para o público com mais de 60 anos, além de realizar pesquisas sobre a temática.

Deyse Cristina Frizzo Sampaio, Federal University of Rio Grande do Sul

Aluna de doutorado e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), na linha de pesquisa Informática na Educação. Especialista com Lato-Senso em Docência no Ensino Superior (PUC-RS) e Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UNIDERP). Bacharel em Serviço Social (Unigran). 

Professora, pesquisadora e tutora na UNIDI/UFRGS (Unidade de Inclusão Digital de Idosos) e no NUTED/UFRGS (Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação). Além de, coach digital para 60+.

Tássia Priscila Fagundes Grande, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós- graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa de Informática na Educação. Especialista em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na UFRGS. Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS. É professora na Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS e pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED). Possui experiência como tutora presencial/virtual e professora presencial/virtual na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais na educação e educação a distância, monitor presencial/ virtual, inclusão digital de idosos, usabilidade em dispositivos móveis voltado ao público idoso e cybersêniors multiplicadores na EaD

Carla Bueno Sigal, Federal University of Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Licenciada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Consultora educacional na área de Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior, Design Instrucional, Tutoria em EaD, Arquiteturas Pedagógicas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) e Formação de Professores. Especialista MOODLE. Tem interesse de pesquisa na área de educação e tecnologias.

Jozelina Silva da Silva Mendes, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação (UFRGS). Especialista em Design Instrucional (SENAC) e Informática Instrumental para a Educação Básica (UFRGS), Licenciada em Letras Português/Espanhol (UNISINOS). É professora na Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRG, pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED), Tutora da Graduação em Robótica Educacional na UFRGS e Analista Técnica Especializada Plena - Designer Instrucional no SESI/RS. Temas de pesquisa: aprendizagem ao longo da vida, letramento e multiletramento, educação a distância, aprendizagem intergeracional entre jovens e idosos.

Patricia Alejandra Behar, Federal University of Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias e totalmente a distância. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009 e COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013 e RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional, 2016.

Posted

02/14/2023

How to Cite

Slodkowski, B. K., Machado, L. R., Sampaio, D. C. F., Grande, T. P. F., Sigal, C. B., Mendes, J. S. da S., & Behar, P. A. (2023). CINEIMOTION: A DIGITAL EDUCATIONAL MATERIAL FOR SENIORS TO CREATE STOP MOTION FILMS . In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5564

Section

Human Sciences

Plaudit