Preprint / Version 1

Behavior of scientific production on severe acute respiratory syndrome

##article.authors##

  • Cezar Cheng Cancer National Institute
  • Daniel Aragão Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-0680-5291
  • Roberto Carlos Lyra da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Thiago Quinellato Louro Universidade Federal Fluminense
  • Andrea dos Santos Garcia universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Carlos Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-4327-6272

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.548

Keywords:

SARS, COVID-19, CORONAVIRUS, BIBLIOMETRY, MEDICINE, NURSING

Abstract

Objective: To analyze the dispersion of journals and scientific collaboration on Severe Acute Respiratory Syndrome, available on the Web of Science. Methods: Bibliometric study that analyzed the production of documents available on the Web of Science, from 1989 to 2020. Results: 1623 documents were retrieved, distributed in 538 journals. The average production per year was 55.9. The average production per author was 1.73. The Nursing category contributed 17 (1.04%) documents, with Virology being the largest contribution 324 (19.96%). China led the ranking with 640 publications (39.43%). Conclusion: The data presented demonstrate the high level of interest of the scientific community in the subject. It was possible to identify 82 authors composing an Elite group of Authors, whose productivity was 66.1%. The United States, China and Saudi Arabia are the countries that most formed Collaboration Networks.

Author Biographies

Cezar Cheng, Cancer National Institute

Engenheiro da Informação. Doutorando em Enfermagem e Biociência. Engenheiro do Instituto Nacional do Câncer. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contribuição: análise de dados do estudo

Daniel Aragão Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto III do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP / Unirio (desde 2012). Doutor em Biociências (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014). Mestre em Enfermagem (EEAP / Unirio, 2010). Especialista em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS (Hospital Sírio Libanês, 2016). Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica Geral (Hospital dos Servidores do Estado - Residência, 2008), Pós-graduado em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade (Universidade Gama Filho, 2008). Graduado em Enfermagem (Unirio, 2005). Professor convidado dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem de Emergência e Enfermagem Intensivo de Alta Complexidade da Universidade Gama Filho (2008-2013). Pesquisador do Laboratório de Avaliação Econômica e Tecnologias em Saúde (desde 2016)

Roberto Carlos Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem, Coordenador do Programa Pós -Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Thiago Quinellato Louro, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Doutorado em Ciências da Saúde pela EEAP/UNIRIO. Professor e coordenador da pós-graduação em Enfermagem do IHS-UFF. Rio de Janeiro - RJ. Brasil.

Andrea dos Santos Garcia, universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Carlos Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutor pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem da UPE/UEPB. Diretor da Diretoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - PROPGPI/UNIRIO (atual). Tem experiência em Fundamentos de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado de enfermagem, UTI, conforto e tecnologia. Concluiu o Curso preparatório para o Portal Web of Knowledge e as bases de dados promovido pelo IBICT-RJ. Editor Gerente da Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - DEF/EEAP. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF e de Enfermagem e Biociências PPGENFBIO da UNIRIO. Orientador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da EEAP/UNIRIO. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e da Câmara de Pesquisa e de Bolsas da UNIRIO. Consultor ad hoc externo do Departamento de Pesquisa da UFU. Pertence ao Banco Nacional de Avaliadores de Programas de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde da CNRMS - Ministério da Educação. Foi Coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem do PPGENF-UNIRIO. IDENTIFICAÇÕES DIGITAIS: ResearcherID G-2878-2014 Scopus Author ID 55538900900 Orcid.org/0000-0002-4327-6272 Redalyc.org/autor.oa?id=331 Publons: https://publons.com/researcher/1400490/carlos-roberto-lyra-da-silva/

Published

2020-05-22

Section

Health Sciences