Preprint / Versão 1

A PRÁTICA DA DOCÊNCIA COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA ENFERMAGEM

article.authors6a3576460d2ec

  • Claudelí Mistura Universidade do Vale do Taquari - Univates; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí https://orcid.org/0000-0002-4445-7825
    • Silvana Neumann Martins Universidade do Vale do Taquari image/svg+xml
      • Danielle Valim Pereira Leivas Hospital Santa Casa de Caridade de São Gabriel/RS

        DOI:

        https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5397

        Palavras-chave:

        práticas pedagógicas, metodologias ativas, ensino superior, enfermagem

        Resumo

        O estudo teve como objetivo analisar as evidências científicas sobre o uso de metodologias ativas de ensino na prática da docência nos cursos de Graduação em Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) desenvolvida por meio de dois portais eletrônicos nacionais e três bases de dados internacionais. A realização da RIL ocorreu nos meses de fevereiro a maio de 2022. Com a aplicação dos critérios de seleção, incluíram-se 24 artigos científicos. Com a síntese do conhecimento desta RIL evidenciou-se que o uso de metodologias ativas de ensino na prática da docência, nos cursos de Graduação em Enfermagem, direciona-se para dois temas: as potencialidades e contribuições das metodologias ativas de ensino e as fragilidades e os desafios para o uso das metodologias ativas de ensino. Dentre as potencialidades e contribuições destacam-se: aproximação da teoria com a prática, desenvolvimento de competências e habilidades e autoconhecimento, relação interpessoal e relação alunos-professor. Já nas fragilidades e desafios evidenciou-se a capacitação docente; a reestruturação curricular por meio de um currículo integrado; a inclusão dos alunos nas mudanças curriculares e na aplicação das metodologias ativas durante a sua formação acadêmica. Conclui-se sobre a relevância e precisão de implementação e implantação das metodologias ativas de ensino nos cursos de Graduação em Enfermagem por meio de um currículo integrado por módulos ou unidades curriculares, tornando-se essencial a capacitação de enfermeiros/docentes.

        Downloads

        Os dados de download ainda não estão disponíveis.

        Biografia do Autor

        Claudelí Mistura, Universidade do Vale do Taquari - Univates; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

        Graduação em Enfermagem. Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

        Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari

        Graduação em Letras. Doutorado em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação ​em Ensino (PPGEnsino) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

        Danielle Valim Pereira Leivas, Hospital Santa Casa de Caridade de São Gabriel/RS

        Graduação em Enfermagem. Pós-Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal e em Urgência e Emergência. Enfermeira no Hospital Santa Casa de Caridade de São Gabriel/RS.

        Postado

        24/01/2023

        Como Citar

        A PRÁTICA DA DOCÊNCIA COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA ENFERMAGEM. (2023). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5397

        Série

        Ciências Humanas

        Plaudit