Aspectos metodológicos e resultados da linha de base do monitoramento da saúde de adultos e idosos infectados pela covid-19 (Sulcovid-19)
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5334Keywords:
COVID-19, SARS-CoV-2, Pandemias, Estudos Transversais, MétodosResumo
OBJETIVO: descrever a metodologia utilizada no estudo, a amostra e a prevalência dos sintomas da fase aguda da infecção de acordo com variáveis socioeconômicas. MÉTODOS: estudo transversal realizado em Rio Grande com indivíduos infectados pela covid-19 no período de dezembro de 2020 a março de 2021. Foram investigados 19 sintomas presentes durante a fase aguda da infecção e analisados, em separado e em categorias de “0-4”, “5-9” e “10 ou mais”, de acordo com sexo, idade e classe econômica. RESULTADOS: 2.919 pessoas fizeram parte da amostra. Os sintomas mais prevalentes foram fadiga (73,7%), dor de cabeça (67,2%), perda de paladar (65,9%), perda de olfato (63,9%) e dores musculares (62,3%). Com relação a ocorrência de sintomas estratificado por sexo, todos os sintomas, exceto tosse produtiva, foram estatisticamente maiores no sexo feminino. Referente à idade, verificou-se que dor de cabeça, dor/desconforto para respirar, perda de paladar, perda de olfato, fadiga, dor de garganta, congestão nasal, diarreia, dores articulares e dores musculares foram estatisticamente maiores entre os adultos (18-59 anos). Quanto a classe econômica, a prevalência dos sintomas falta de ar, dor/desconforto para respirar, alteração de sensibilidade e dores articulares apresentaram aumento linear conforme a redução da classe econômica. CONCLUSÃO: os resultados deste estudo permitiram identificar os sintomas mais frequentes na fase aguda da covid-19 e sua distribuição nos grupos, fornecendo dados para implementação de políticas públicas pelos gestores e respaldo para os profissionais de saúde na assistência a essa população.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2023 Mirelle de Oliveira Saes, Juliana Quadros Santos Rocha, Aline Augusta Medeiros Rutz, Carine Nascimento da Silva, Lara dos Santos Camilo, Brena Costa de Oliveira, Mauren de Castro Ritta, Lorrany da Silva Nunes, Cristiane de Souza Gonçalves, Yohana Pereira Vieira, Rosália Garcia Neves, Suele Manjourany Silva Duro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Plaudit
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
Números do Financiamento 21/2551-0000107-0