Preprint / Versão 1

CIRCUNFERÊNCIA DE PESCOÇO COMO MARCADOR PARA SÍNDROME METABÓLICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM ZONA RURAL

article.authors69ded75d67bf0

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4885

Palavras-chave:

População rural, Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Síndrome Metabólica

Resumo

Considerado a circunferência de pescoço como marcador para síndrome metabólica na Atenção Primária em zona rural, este estudo teve como objetivo geral contribuir para a identificação dos usuários com risco de síndrome metabólica, favorecendo o manejo adequado conforme a necessidade e um novo olhar na prática de como triar e intervir na população baseado nos princípios da promoção da saúde e da prevenção de doenças e agravos. A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa. O método utilizou questionário objetivo, questões sociodemográficas, condições crônicas, terapia medicamentosa, medidas antropométricas, resultados de exames bioquímicos, consumo alimentar, escore de Framingham e hábitos sobre atividade física. A amostra foi de 130 pesquisados com margem de erros de 0,5 e intervalo de confiança de 95%. A análise dos dados tabulados foi realizada pelo programa R Studio. Os resultados mostraram que a circunferência do pescoço pode ser um importante indicador da saúde, por ser um instrumento de rastreamento capaz de identificar os indivíduos com diagnóstico de SM.  A facilidade de aplicação e o baixo custo podem viabilizar sua utilização em serviços da Atenção Primária a Saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Karine Domingos de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Colaboração: Interpretação dos dados; redação do artigo e revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; Aprovação final da versão a ser publicada.

Profissão: Nutricionista e pesquisadora

Cláudia Cristina Vieira Gonçalves Pastorello, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Colaboração: Análise e interpretação dos dados; redação do artigo; aprovação final da versão a ser publicada.

Profissão: Nutricionista e cientista de dados

Bruna Paola Murino Rafacho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Colaboração: Interpretação dos dados; redação do artigo e revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; aprovação final da versão a ser publicada.

Profissão: Nutricionista e docente

Camila Medeiros da Silva Mazzeti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra.

Profissão: Nutricionista e docente

Postado

01/11/2022

Como Citar

CIRCUNFERÊNCIA DE PESCOÇO COMO MARCADOR PARA SÍNDROME METABÓLICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM ZONA RURAL. (2022). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4885

Série

Ciências da Saúde

Plaudit