Preprint has been submitted for publication in journal
Preprint / Version 3

Preservation of moderately resistant or tolerant genotypes: a strategy to overcome guava decline

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4678

Keywords:

cv. Paluma, Meloidogyne enterolobii, genetic variability, minigrafting, reproduction factor

Abstract

Originária da América Tropical, a goiabeira ( Psidium guajava L. ) tem grande símbolo para o Brasil. Contudo, a evolução do patossistema designado como declínio da goiabeira, problema fitossanitário provocado pelo parasitismo das raízes pelo nematoide-das-galhas ( Meloidogyne enterolobii Yang & Eisenback) em associação com fungos oportunistas, dizimou muitos pomares em todas as regiões do Brasil e em outros países. No presente estudo, propagou-se vegetativamente, por miniestaquia, acessos de goiabeiras seminíferas mantendo seus genótipos preservados e reavaliando a resistência por meio dos clones de forma a comprovar ou não as reações das plantas hospedeiras. Os resultados apontam para alta virulência do parasita, bem como alta hospedabilidade da espécieP. guajava , além da existência de grande variação da reação entre plantas do mesmo genótipo e entre genótipos distintos, o que indica que a estratégia de preservação do germoplasma e a reavaliação da reação em clones pode ser importante na busca e seleção de germoplasma com algum grau de ou resistência de tolerância a M. enterolobii . A progênie da cv. Paluma P02R5R2 obteve uma menor média de Fator de Reprodução do parasita (FR = 22,11) entre os genótipos avaliados, sendo classificado como moderadamente resistente e preservado para estudos posteriores.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Manoel Abilio de Queiróz, Bahia State University

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1967), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1969) e doutorado em Genetics and Plant Breeding - University of Cambridge, Inglaterra (1984). Atualmente é professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Docente Permanente do Curso de Mestrado em Agronomia: Horticultura Irrigada da UNEB e também da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no curso de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia (Recursos Genéticos Vegetais e Melhoramento de Plantas), atuando principalmente nos seguintes temas: cucurbitáceas da agricultura tradicional e frutíferas nativas do semiárido brasileiro (recursos genéticos vegetais, melhoramento vegetal e germoplasma).

Patrícia Gomes Oliveira, State University of Feira de Santana

Licenciatura em Ciências Biológicas (UPE); Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (UEFS/BA);Especialização em Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade em Territórios Semiáridos IF- Sertão/PE; Doutoranda em Recursos Genéticos Vegetais (UEFS/BA) atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Fitopatologia/fitonematologia; Recursos Genéticos Vegetais, Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade; atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo sustentável de doenças de plantas cultivadas; Seleção de fontes de resistência ao Meloidogyne enterolobii; Caracterização taxonômica e molecular de fitonematoides; e atualmente tem trabalhado principalmente no patossistema Meloidogyne enterolobii (nematoide-das-galhas) x Psidium guajava (goiabeira), mas também em outros que envolvam a associação de nematoides com culturas de importância econômica para o Semiárido brasileiro. Membro da Sociedade Brasileira de Nematologia.

Milena dos Santos Coutinho, Bahia State University

Engenheira agrônoma, Graduada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, mestre em agronomia: horticultura irrigada pela UNEB.

Posted

08/31/2022 — Updated on 05/03/2024

Versions

How to Cite

Silva, M. M. P., Queiróz, M. A. de, Oliveira, P. G., & Coutinho, M. dos S. (2024). Preservation of moderately resistant or tolerant genotypes: a strategy to overcome guava decline. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4678 (Original work published 2022)

Section

Agricultural Sciences

Plaudit

Version justification

Houve necessidade de exclusão de um co-autor a pedido e atualização da versão do artigo com alteração de texto e tradução para o inglês

Data statement

  • The research data is contained in the manuscript