Preprint / Version 1

Nursing diagnosis Frail Elderly Syndrome: Literature review

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4432

Keywords:

Nursing Diagnosis, Frail Elderly, Signs and Symptoms, Risk Factors, Patient Assistance Team

Abstract

Objective: to identify, in the literature, the defining characteristics and factors related to the Frail Elderly Syndrome Nursing Diagnosis.
Method: Integrative Literature Review, through the CAPES journal portal, in the LILACS, SCOPUS, BDENF, CINAHL MEDLINE, PubMed, Web Of Sciences and SciELO databases. In addition to the use of gray literature in Google Scholar and Open Grey.
Result: Eight articles and one dissertation were included. All publications were Brazilian, with a predominance of cross-sectional studies. The most frequent defining characteristics were: Impaired physical mobility; Decreased activity tolerance; Imbalanced nutrition: less than body needs and impaired ambulation. Three new features were identified: Urinary Incontinence; Dysfunctional family processes and sleep pattern disturbance. Regarding related factors, the most frequent were: Decreased muscle strength; Cognitive dysfunction and impaired postural balance.
Conclusion: given the results found, we suggest the inclusion of the defining characteristic Urinary Incontinence, for the nursing diagnosis Frail Elderly Syndrome.
Contributions to practice: the study provides nurses with a deeper understanding of the aforementioned diagnosis, supporting clinical reasoning.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Valérya Maria de Almeida França de Souza, Fluminense Federal University

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre (2007), Especialização em enfermagem obstétrica e em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde. Atualmente estar cursando Mestrado Profissional em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Atua como enfermeira assistencial de uma Equipe de Saúde da Família no município de Rio Branco-Acre e como enfermeira obstetra da Maternidade Barbara Heliodora pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Atenção Primária, Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso e Saúde da Mulher. 

Sílvia Maria de Sá Basílio Lins, Fluminense Federal University

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Especialização em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Federal de Pernambuco, na modalidade de Residência em Enfermagem (2007), Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial pela Universidade Federal Fluminense (2012), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e Pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2018). Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora da subárea Administração em Enfermagem, Professora da disciplina Tópicos Avançados em Enfermagem em Nefrologia, Professora do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial/UFF, Enfermeira da Educação Permanente do Hospital Universitário Antonio Pedro/UFF. Atua nos temas: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Sistema de Linguagem Padronizada, Tecnologia Educacional e Enfermagem em Nefrologia.

Polyana Caroline Lima Bezerra, Universidade Federal do Acre

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2007). Durante a vida acadêmica teve experiências extracurriculares, como: estágio no setor de Educação Permanente do Hospital Espanhol (2005-2007), estágio em pesquisa epidemiológica de Leptospirose no Centro de pesquisas Gonçalo Moniz CPqGM/Fiocruz BA (2007) em Salvador/BA. É mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre parceria institucional com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) (2009). Doutora pelo Programa de Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente (ENSP/Fiocruz) (2018). Atualmente é docente da Universidade Federal do Acre - UFAC nos Cursos de Graduação em Enfermagem, orientadora nos curso de programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e Mestrado Profissional em Enfermagem (UFAC/MPEA). Atuou como tutora e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Liderança na Atenção Primária à Saúde, uma parceira entre a UFAC e a Universidade de Toronto, CA entre 2012 e 2013. É docente do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva - PPSC/UFAC, nos curso de Mestrado e Doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa EPOPI - Estudos da População Idosa do Acre; Vice-líder do Grupo de Pesquisa de Estudos sobre Sono e Saúde (GRUPESS). Têm atuado em Projetos de Extensão e de iniciação científica com foco na prevenção e controle de condições crônicas de saúde e Saúde do Idoso. É vice presidente da Associação Brasileira do Sono, Regional Acre - ABSono/AC. Foi coordenadora da Comissão de Legislação e Normas, como conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Acre - CEDI/AC (2018-2021). É Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa do Acre Biênio 2022/2023.

Rosimere Ferreira Santana, Fluminense Federal University

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Bolsista de Produtividade do CNPq 1D (2021). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (2006), atuando na graduação, na especialização em Enfermagem Gerontológica, no Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA), no Mestrado e no Doutorado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS). Tutora na Residência Multiprofissional em Saúde do Idosos - HUAP. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Gerontológica (NEPEG) e do Grupo de Estudos em Sistematização da Assistência de Enfermagem (GESAE). Atualmente é Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (2019-2022). Coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFF e a Azienda per Lassistenza Sanitaria Triestina - Itália (2017). Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE 2020-2021). Membro da Associação Internacional pela Cultura da Não Contenção. Membro da Sigma Theta Tau - Capítulo Rho Upsilon. Tem experiência na área de Enfermagem Gerontológica, Processo de Enfermagem e Formação Profissional em Prática Avançada, atuando nos temas: Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem Geriátrica, Cuidados de Enfermagem, Processos de Enfermagem e Prática Avançada de Enfermagem.

Patrícia Rezende do Prado, Universidade Federal do Acre

Bacharel e Pós Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Especialista em UTI (FAMERP) e Doutora em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP). Professora Adjunto da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde leciona desde 2009. Foi coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem e na Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva da UFAC. Membro da NANDA-I, Inc., da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI/AMIB) e da American Association of Critical­ Care Nurses. Líder local do Sigma Theta Tau International, Honor Society of Nursing, pelo Capítulo Rho Upsilon da EERP/USP. Líder do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cuidados Críticos da UFAC (NEPECC/UFAC/CNPq) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente da EERP/USP. Faz parte do corpo docente dos Programas de Pós Graduação em Saúde da UFAC e da UFF (PCI/UFAC/MPEA) atuando como orientadora de mestrandos e doutorandos. Desenvolve pesquisa com pesquisadores locais e de outros Estados brasileiros nas linhas: assistência ao paciente crítico, processo de enfermagem, segurança do paciente e epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis.

Rosane Barreto Cardoso, Federal University of Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Departamento de Enfermagem Fundamental Doutora em Enfermagem, pela UERJ; Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, pela UNIFESP; Pós-Graduanda em Saúde Pública, pela FUNIP; Pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, pela UFF; Pós-graduada em Informática em Saúde, pela UNIFESP; Especialista em Enfermagem em Cardiologia, pela UNIFESP; Pós-graduada em Docência para o Ensino Superior em Enfermagem, pela FALC; Pós-graduada em Gestão em Enfermagem, pela UNIFESP; Graduada em Enfermagem, pela UNIP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Concepcoes para a Sistematizacao da Assistencia de Enfermagem - TECCONSAE, da EEAN/UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde do Idoso (GEPESI), UERJ; Membro do Grupo de Pesquisa Concepções teóricas do cuidar em saúde e enfermagem, UERJ Parecerista de periódicos científicos de revistas brasileiras. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisas: Desenvolvimento do Diagnóstico de Enfermagem "Disposição para Envelhecimento Saudável"; Processo de Enfermagem; Taxonomias de enfermagem (NANDA-I, NOC e NIC); Saúde do Adulto e do Idoso. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8052-8697 ResearcherID: https://publons.com/researcher/AAZ-7128-2020/

Posted

07/18/2022

How to Cite

Souza, V. M. de A. F. de, Lins, S. M. de S. B., Bezerra, P. C. L., Santana, R. F., Prado, P. R. do, & Cardoso, R. B. (2022). Nursing diagnosis Frail Elderly Syndrome: Literature review. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4432

Section

Health Sciences

Plaudit

0 Rapid PREreviews
0 Full PREreviews
1 Request

View on the PREreview website