Preprint / Versão 1

Livro didático: contradições para o desenvolvimento da imaginação na idade pré-escolar

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3957

Keywords:

livro didático, teoria histórico-cultural, educação infantil, imaginação

Resumo

Imbuído de contradições, o Edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2022 organizou as orientações pedagógicas para a elaboração de livros didáticos para a educação infantil, inclusive para uso das crianças pequenas de 4 e 5 anos de idade no sistema público de ensino. Além de negar a especificidade da primeira etapa da educação básica, o edital busca validar a antecipação da alfabetização para as crianças pequenas. Essa precocidade apresenta riscos para o desenvolvimento psíquico das crianças pré-escolares, em especial no que tange ao desenvolvimento da imaginação. Assim, por meio da análise do Edital PNLD 2022, dos livros didáticos oriundos do mesmo e cotejado com as especificidades do desenvolvimento psíquico no período da idade pré-escolar sob os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, buscamos responder ao seguinte questionamento: Quais os riscos da adoção do livro didático para o desenvolvimento da imaginação das crianças da educação infantil? O critério para definição do livro foi o índice de adoção pelo município de Londrina/PR. Os resultados indicaram que os livros objetivaram os critérios pedagógicos presentes no edital, pressupondo a antecipação da alfabetização e priorizando abusivamente questões de literacia e numeracia. As propostas dos livros didáticos são meramente técnicas, limitadas e de baixa qualidade visual e enunciativa, desconexas da realidade das crianças. Ainda, considerando as premissas para o desenvolvimento da imaginação, o contexto e as imagens presentes nos livros apenas reforçam estereótipos e em nada contribuem com a aquisição ou ampliação de repertórios culturais, necessários para o desenvolvimento dessa função psíquica superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Carbonieri, Universidade Estadual de Londrina

Juliana Carbonieri. Mestre em Ciências Biológicas e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela UEL. Membro do Grupo de Pesquisa Travessias Luso-Brasileiras na Educação da Infância. BDS CAPES.

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Cassiana Magalhães. Doutora em Educação pela UNESP - Marília. Docente Adjunto D no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do grupo de Pesquisa Travessias Luso-Brasileiras na Educação da Infância.

Postado

25/04/2022

Como Citar

Carbonieri, J., & Magalhães, C. (2022). Livro didático: contradições para o desenvolvimento da imaginação na idade pré-escolar. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3957

Série

Ciências Humanas

Plaudit