O preprint foi publicado em outro meio.
DOI do preprint publicado https://doi.org/10.1590/0102-4698-38360
Preprint / Versão 1

Não é ninguém, é o professor! Sobre a figura docente e o seu ofício

article.authors6a2c623195b35

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3607

Palavras-chave:

ofício docente, tecnicização do ensino, Hannah Arendt, filosofia da educação, psicanálise na educação

Resumo

O presente artigo visa examinar de que modo os esforços empreendidos no sentido de se substituir a pessoalidade da ação docente pela tecnicidade impessoal de sua atividade afetam o professor e o ofício docente. O discurso de tecnicização do ensino, discurso estruturado em torno de uma pretendida completude, centralidade e autonomia da dimensão técnica e metodológica da educação, concebe a educação como uma atividade que prescinde da presença de um alguém, de um sujeito a quem se faz possível o usufruto de um lugar de ação e enunciação. O que resta ao ofício docente face aos esforços que visam reduzi-lo a uma atividade guiada pela lógica da produção fabril, marcada pela repetição automatizada de processos que independem da unicidade e pessoalidade daquele que a realiza? Estaria essa condição relacionada às queixas, adoecimentos, sentimentos de desvalorização e impotência frequentemente enunciados pelos professores? O exame desses questionamentos será feito à luz de uma fenomenologia das atividades humanas, tal como a concebe Hannah Arendt, e de escritos que buscam compreender a educação a partir dos aportes da psicanálise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Caroline Fanizzi, Universidade de São Paulo e Université Paris 8

Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e na École Doctorale Théorie et Pratique du Sens, Université Paris 8. Bolsista de doutorado, processos nº 2019/14645-0 e nº 2020/01667-2 (BEPE), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

José Sérgio Fonseca de Carvalho, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Postado

21/02/2022

Como Citar

Não é ninguém, é o professor! Sobre a figura docente e o seu ofício. (2022). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3607

Série

Ciências Humanas

Dados de financiamento

Plaudit