OPEN E BLIND: DINÂMICAS DA CIÊNCIA À LUZ DA ÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3606Keywords:
Avaliação por pares aberta, Avaliação às cegas, Ciência Aberta, Ética na avaliação por paresResumo
Introdução : Uma revisão pares se aberta por apresentação simultânea pelas identidades dos autores, durante ou após a análise do artigo. Este artigo apresenta como possibilidade de atender às demandas da Ciência Aberta, destacando-se vieses motivados pelo anoni ( review ), nemmato cego sempre vistos, entendidos e- na literatura de forma ética.
Objetivos, argumentos, objetivos e explicações, à luz dos processos éticos e logo: Refletir ou entender os argumentos dos processos
Método: abordagem qualitativa da informação, analisando os textos divulgados em eventos públicos de tratamento das áreas e/ou adotando modelos em concordância com a avaliação.
Resultado: Revisão de relatos de autores, discordam, referem-se e adotam uma revisão cega em aberto ou entrega de preprints diferentes em opções de correspondência.
Conclusões: Como comprovações vislumbram características, inovações, aplicabilidades e benefícios que estão às demandas da Ciência Aberta, a tentar atender o sistema de revisão por pares, com o cego a uma modalidade definida e determinada pela Portaria da Capes n. 145, de 10 de setembro de 2021, que não oportuniza como possibilidades e impede a adoção da avaliação aberta. Nenhuma das possibilidades é soberana ou finalística, visto que os argumentos defendidos, ampliam e endossam como transformações, que são grandes de equanimidade.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2022 Joana Coeli Ribeiro Garcia, Maria das Graças Targino, Kleisson Lainnon Nascimento da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.