DOI do artigo publicado https://doi.org/10.1590/2236-8906-111/2020
Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-8906-111/2020Keywords:
acetilcolinesterase, dermatófitos, fitoquímica, produtos naturais, radicais livresResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil químico, teor de fenóis totais e as atividades antioxidante, antiacetilcolinesterásica e antifúngica dos extratos etanólicos das folhas (EEF) e do caule (EEC) de cinco espécies de Senna, bem como avaliar a correlação entre o conteúdo de fenóis totais com a atividade sequestradora do radical livre DPPH e com a inibição da enzima acetilcolinesterase AChEI. No teste fitoquímico, evidenciou-se a presença de metabólitos secundários em todos os extratos. Os EEF e EEC de Senna trachypus, destacaram-se por apresentar os maiores valores de fenóis totais. Os EEF e EEC de S. trachypus mostraram a melhor ação sobre a enzima acetilcolinesterase. Todas as espécies apresentaram atividade antioxidante, em especial o EEF de S. trachypus. Foi observado correlação forte para as variáveis fenóis totais e atividade antioxidante (r = -0,71), muito forte para fenóis totais e antiacetilcolinesterase (r = -0,84) e atividade moderada para atividade antioxidante e antiacetilcolinesterase (0,43). Apenas os extratos de S. trachypus apresentaram atividade contra todos os dermatófitos, quando comparado às demais espécies. A espécie S. trachypus foi considerada a planta mais promissora para estudos subsequentes, a fim de encontrar compostos com ações farmacológicas.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2022 Andréa Maria Neves, Selene Maia de Morais, Hélcio Silva dos Santos, Marcílio Matos Ferreira, Ricardo Carneiro Vera Cruz, Elnatan Bezerra de Souza, Lúcia Betânia da Silva Andrade, Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.