O preprint foi publicado em um periódico como um artigo
DOI do artigo publicado https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF2091
Preprint / Versão 1

SAÚDE DO TRABALHADOR EM TEMPOS DE COVID-19: REFLEXÕES SOBRE SAÚDE, SEGURANÇA E TERAPIA OCUPACIONAL 

##article.authors##

  • Barbara Iansã de Lima Barroso Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-3591-4350
  • Marina Batista Chaves Azevedo de Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Marília Meyer Bregalda Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Selma Lancman Universidade de São Paulo (USP)
  • Victor Bernardes Barroso da Costa Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.326

Keywords:

Saúde Pública, Exposição Ocupacional, Saúde do Trabalhador, Terapia Ocupacional, COVID-19, Infecções por coronavirus

Resumo

Este ensaio teórico tem o objetivo de apontar as principais contribuições no âmbito da saúde e segurança do trabalhador ao enfrentamento da COVID-19, baseando-se em leis, políticas, normas e recomendações internacionais, de forma a apontar caminhos possíveis com relação às atuações em Terapia Ocupacional na saúde do trabalhador e no combate à pandemia no Brasil. A literatura aponta que profissionais da saúde possuem três vezes mais chance de contrair o vírus do que a população em geral. Diante disso, percebe-se, no Brasil, a necessidade de articulação do Governo Federal com os Estaduais e Municipais para elaborar, adaptar, implementar e fiscalizar leis, políticas e normas sobre saúde e segurança do trabalhador, de forma a garantir condições de trabalho adequadas e diminuir riscos à saúde dos trabalhadores durante a pandemia. Sobre a Terapia Ocupacional, foram pontuados direcionamentos iniciais acerca da atuação no âmbito da saúde do trabalhador, levando em consideração o que preconiza o Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Destaca-se que as ações devem ser direcionadas aos trabalhadores de serviços de saúde, mas também aos de outros serviços assistenciais essenciais e considerar estratégias para alcançar aqueles que trabalham de forma desregulamentada. Também foi indicada a existência de intervenções voltadas diretamente às pessoas que contraírem o vírus e à rede de suporte dessas pessoas, tanto no âmbito da Atenção Básica à Saúde quanto no contexto hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Postado

04/05/2020

Como Citar

Barroso, B. I. de L., Souza, M. B. C. A. de, Bregalda, M. M., Lancman, S., & Costa, V. B. B. da. (2020). SAÚDE DO TRABALHADOR EM TEMPOS DE COVID-19: REFLEXÕES SOBRE SAÚDE, SEGURANÇA E TERAPIA OCUPACIONAL . In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.326

Série

Ciências da Saúde

Plaudit