O preprint foi publicado em um periódico como um artigo
DOI do artigo publicado https://doi.org/10.1590/0103-11042022e411
Preprint / Versão 1

Desafios no caminho metodológico de construção do processo de Acreditação Institucional de ouvidorias do SUS

##article.authors##

  • Fernando Manuel Bessa Fernandes Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Departamento de Ciências Sociais (DCS) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8859-3626
  • Sandra Aparecida Venâncio de Siqueira Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Departamento de Ciências Sociais (DCS) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • José Inácio Jardim Motta Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Departamento de Ciências Sociais (DCS) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Murilo da Conceição Cunha Wanzeler Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) – João Pessoa (PB), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3242

Keywords:

Controle Social Formal, Defesa do Usuário, Acreditação, Acreditação de Instituições de Saúde, Metodologia

Resumo

O artigo busca refletir sobre os desafios teórico-práticos enfrentados no caminho metodológico de construção do processo de Acreditação Institucional de ouvidorias do SUS, bem como na elaboração dos materiais pedaógicos e nas dinâmicas de interações fundamentais entre os atores envolvidos. Discorre-se sobre a trajetória de uma parceria de trabalho entre uma equipe de pesquisadores e um departamento do Ministério da Saúde, que visa apoiar teórico-metodologicamente as ações do setor trabalhando os grandes temas da participação e do controle social e, em particular, das ouvidorias, gerando evidências para a tomada de decisões da gestão. São apresentados e problematizados desafios enfrentados no caminho da parceria e do processo de um ponto de vista metodológico, reflexivo e participativo, apresentando-se ideias, noções e conceitos que sofreram evolução, e que presidem os materiais pedagógicos elaborados para instrumentalização do processo de Acreditação Institucional de ouvidorias do SUS enquanto balizamento teórico-prático. Conclui-se que a adoção de um desafiador método de trabalho construtivista e participativo representa um salutar esforço pelo autoaperfeiçoamento e pela garantia da afirmação de valores e princípios democráticos, efetivos na busca constante pela qualificação das ações das ouvidorias, da própria atividade de pesquisa, da prática da gestão e dos serviços e políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Postado

19/11/2021

Como Citar

Bessa Fernandes, F. M. ., Venâncio de Siqueira, S. A., Jardim Motta, J. I., & da Conceição Cunha Wanzeler, M. (2021). Desafios no caminho metodológico de construção do processo de Acreditação Institucional de ouvidorias do SUS. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3242

Série

Ciências da Saúde

Plaudit