Preprint / Version 1

What is known on physical activity intervention protocols for breast cancer treatment? A scoping review

##article.authors##

  • Juliana Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC https://orcid.org/0000-0003-2821-8717
  • Vanessa Bellani Lyra Faculdade Estácio de Sá
  • Leonessa Boing Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Patrícia Severo dos Santos Saraiva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2956

Keywords:

Breast Neoplasms, Clinical Trial Protocol, Complementary Therapies, Exercise

Abstract

Objetivos:     Este estudo teve como objetivo identificar e caracterizar os protocolos de estudos de atividade física e / ou intervenção com exercícios físicos para o tratamento do câncer de mama. São destacados os tipos, freqüência, duração, intensidade e momento da intervenção terapêutica com atividade física, além de mostrar os resultados encontrados.

Métodos: Com base nas diretrizes do PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), foi realizada uma busca em cinco bases de dados ( Cochrane Library ; PubMed Central® ; ScienceDirect; Scopus Elsevier e Web of science ) Não houve restrição quanto ao idioma ou ano de publicação. Os estudos encontrados foram selecionados manualmente e com auxílio do software Rayyan por dois pesquisadores, de forma cega e independente. As seguintes palavras-chave foram utilizadas como estratégia de busca: 'câncer de mama' AND 'atividade física' OR 'exercício físico', AND 'protocolo de estudo' OU 'protocolo de estudo'.Os critérios de inclusão, os protocolos de estudo dos ensaios clínicos randomizados com intervenção de atividade física e / ou exercício físico em mulheres em tratamento para câncer de mama e no pós-tratamento.

Resultados: 806 artigos foram encontrados. Foram excluídas as duplicatas e as que não atendem aos critérios de inclusão, restando 17 artigos para a revisão. A ferramenta Cochrane Risk-of-Bias foi utilizada para a avaliação metodológica dos estudos classificados como 'baixo risco' de viés, que outro rigor metodológico. Destacaram-se exercícios aeróbicos, endurance, dança, Pilates, exercícios guiados por aplicativos e softwares de internet. Evidenciaram-se exercício de intensidade moderada, com frequência de três vezes por semana e duração de 30 minutos. A grande maioria das mulheres que participaram das medidas encontrava-se entre os estágios 0 e III da doença.Os protocolos de estudo aumentam no que diz respeito aos requisitos físicos, nível de atividade física, função cognitiva e composição corporal),

Discussão: Os protocolos de estudo são essenciais para dar transparência à pesquisa, o que facilita a reprodutibilidade e compreensão das ações e contribui para o avanço científico.

Impacto: esta análise de escopo fornece uma pesquisa que ajudará em pesquisas futuras sobre atividade física e / ou exercícios físicos para mulheres com câncer de mama.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Posted

2021-09-22

Section

Health Sciences