A voz de quem cuida durante a pandemia – um estudo lexicográfico Brasil-Portugal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200336Keywords:
Enfermagem, Condições de trabalho, Meios de comunicação, Infecções por Coronavirus, Estresse ocupacionalResumo
Objetivo: Analisar os vocabulários mais frequentes em entrevistas concedidas por enfermeiros durante a pandemia de coronavírus.
Método: Trata-se de estudo qualitativo, exploratório, descritivo, realizado com 45 entrevistas concedidas por enfermeiros para jornais de grande circulação no Brasil e em Portugal. Os dados foram processados com o auxílio do software ATLAS.ti® e analisados pela ferramenta nuvem de palavras.
Resultados: Sete léxicos com maior frequência foram: “casa” (respeito ao isolamento), “enfermeiros” (valorização da profissão e problemas estruturais), “pacientes/doentes” e “cuidados” (referente à gravidade da doença), “família” (saudades/estresse emocional) e “medo” (temor pela contaminação de si e dos outros).
Considerações finais: A nuvem de palavras revelou o quão sofrida tem sido a experiência dos enfermeiros e reforça a urgente necessidade de repensar o trabalho da enfermagem e os riscos enfrentados. Reflexões como esta contribuem para a construção de uma enfermagem mais valorizada e políticas públicas para a proteção dos enfermeiros.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Elaine Cristina Novatzki Forte, Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro, Felipa Rafaela Amadigi, Denise Elvira Pires de Pires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.