Heroínas em tempos de Covid-19: visibilidade da enfermagem na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200373Keywords:
Infecções por coronavírus, Pandemias, Enfermagem, Mídias sociaisResumo
Objetivo: Analisar a visibilidade de trabalhadores/as de Enfermagem através de imagens, que circularam na mídia durante a pandemia da Covid-19.
Métodos: Análise cultural que visa articular a imagem e seus efeitos com teorizações de autores do campo dos Estudos Culturais.
Resultados: Foram selecionadas seis figuras nas quais enfermeiras são retratadas como heroínas para combater a Covid-19 e são promovidas de coadjuvante à personagem principal, aliando a estratégia de cuidado ao discurso científico da defesa do distanciamento social. As imagens as retratam enquanto mulheres que enfrentam sofrimento laboral por executarem trabalhos extenuantes e uso prolongado de equipamentos de proteção individual. Considerações finais: A pandemia tem colocado em evidência discursos referentes ao trabalho em saúde, onde vemos imagens de enfermeiras como heroínas que organizam o caos e trazem a ordem à “linha de frente”, ficando visível a idealização da Enfermagem.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Danusa Begnini, Dayane de Aguiar Cicolella, Kelly Ribeiro de Freitas, Thaís Maranhão, Cristianne Maria Famer Rocha, Maria Henriqueta Luce Kruse
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.