DOI of the published article https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0106
O QUE A PANDEMIA DA COVID-19 TEM NOS ENSINADO SOBRE ADOÇÃO DE MEDIDAS DE PRECAUÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0106Keywords:
Infecções por coronavírus, Precaução, Equipamento de proteção individual, Isolamento de pacientes, Pandemias, Vírus da SARSAbstract
Objetivo: analisar a pandemia da Covid-19 e o que temos (re)aprendido com a experiência mundial para adoção das medidas de prevenção preconizadas pela Organização Mundial de Saúde bem como o panorama epidemiológico no mundo, na América Latina e no Brasil.
Resultados: a Organização Mundial de Saúde tem apontado que o caminho para a redução da velocidade de circulação do vírus, o controle e queda do número de casos e óbitos decorrentes dessa pandemia só poderá ser alcançado com adoção em massa de medidas fundamentais que incluem higienização das mãos, uso do álcool em gel, etiqueta respiratória, limpeza de superfícies, evitar aglomerações e distanciamento social. A curva epidemiológica da doença mostra claramente as proporções devastadoras na Itália, Espanha e nos Estados Unidos, superando a China em registros de óbitos, devido ao atraso na adoção dessas medidas. No Brasil, a progressão rápida em relação ao mundo e à América Latina aponta um importante aumento do número de casos.
Conclusão: essa pandemia possivelmente é a mais grave da história recente da humanidade e seu curso pode ser influenciado pelo rigor na adoção de medidas comportamentais individuais e coletivas.
Downloads
Metrics
Posted
How to Cite
Section
Copyright (c) 2020 Adriana Cristina de Oliveira, Thabata Coaglio Lucas, Robert Aldo Iquiapaza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.