Pandemia da Covid-19: vivências de mães de lactentes que nasceram prematuros
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200364Keywords:
Infecções por Coronavírus, Mães, Recém-nascido prematuroResumo
Objetivo: Apreender as vivências de mães de lactentes que nasceram prematuros na pandemia da Covid-19.
Método: Estudo qualitativo fundamentado na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, desenvolvido em uma maternidade pública da Paraíba, Brasil, entre junho e julho de 2020, com 21 mães de lactentes que nasceram prematuros, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise temática indutiva.
Resultados: As mães conhecem as medidas de prevenção, de transmissão e os sintomas da doença, conforme divulgado na mídia, mas possuem percepções distintas sobre o isolamento social. Suas experiências foram permeadas por dificuldades financeiras, redução do apoio social e estresse emocional. Considerações finais: Recomenda-se o acompanhamento da saúde infantil e o apoio social ao binômio mãe-criança de modo remoto, a fim de que não haja quebra na continuidade do vínculo e cuidado à família nesse momento de vulnerabilidade.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Altamira Pereira da Silva Reichert, Anna Tereza Alves Guedes, Anniely Rodrigues Soares, Paloma Karen Holanda Brito, Tayanne Kiev Carvalho Dias, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.