COVID-19: repercussões para enfermagem, estruturação e resolutividade de sistemas nacionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200332Keywords:
Infecções por Coronavirus, Pandemias, Sistemas de saúde, EnfermagemResumo
Objetivo: Analisar as repercussões para a Enfermagem, a estruturação e a resolutividade de Sistemas Nacionais de Saúde no enfrentamento do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em países selecionados.
Método: Artigo de reflexão sobre o enfrentamento da COVID-19 pelos Sistemas Nacionais de Saúde da China, Estados Unidos da América, Itália, Reino Unido, Portugal, Cuba e Brasil, a partir de informações divulgadas em diferentes meios e na literatura.
Resultados: A resposta dos sistemas de saúde dependeu mais de decisões políticas do que da estruturação e organização dos mesmos. A Enfermagem, por ser linha de frente, foi a profissão mais atingida em número de casos e óbitos.
Considerações Finais: A reflexão demonstra que questões econômicas e políticas dos países interferiram na resposta à COVID-19 e o que o papel exercido pela Enfermagem é essencial na linha de frente ao enfrentamento da pandemia.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Adriana Roese Ramos, Carla Garcia Bottega, Letícia Lassen Petersen, Rosane Machado Rollo, Mariana Kliemann Marchioro, Cristianne Maria Famer Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.