Quadro clínico da população pediátrica com SARS-CoV-2 e cuidados: revisão
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200162Keywords:
Criança, Infecções por coronavirus., Sinais e sintomas, Doenças respiratórias.Resumo
Objetivo: Identificar, na literatura científica, o quadro clínico da população pediátrica que testou positivo para SARS-CoV-2 e recomendações de cuidados.
Método: Revisão rápida baseada nas diretrizes da Joana Briggs Institute: elaboração da pergunta de investigação, busca estruturada da literatura no mês de abril de 2020, em nove bases de dados, seleção e análise crítica dos dezoito estudos primários (utilizando dois instrumentos para avaliação da qualidade metodológica), elaboração da síntese, incorporação das sugestões e divulgação.
Resultado: O quadro clínico mais frequente foi sintomas respiratórios, gastrointestinais e febre. As imagens demonstraram opacificação irregular de vidro fosco. Recomenda-se triagem da população pediátrica e familiares que apresentam sinais e sintomas e adotar isolamento por período superior a quatorze dias.
Conclusão: Quadro clínico na população pediátrica é variado, não exclusivamente com sintomas respiratórios, e número significativo de assintomáticos. Destaca-se importância de novas investigações, como ensaios clínicos randomizados ou estudos de coorte, identificando a participação dessas na transmissão da COVID-19.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Lucas Amaral Martins, Deisy Vital dos Santos, Patrícia Figueiredo Marques, Elaine Andrade Leal Silva, Caroline Tianeze de Castro, Djanilson Barbosa dos Santos, Climene Laura de Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.