DOI do artigo publicado https://doi.org/10.36367/ntqr.15.2022.e747
Uma técnica parada no tempo? Mapeamento da produção científica baseada em análise de conteúdo na SciELO Brasil (2002-19)
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1913Keywords:
Métodos de Análise, Análise de Dados, Pesquisa QualitativaResumo
O artigo apresenta uma análise cientométrica de 3.484 artigos publicados entre 2002 e 2019 na base SciELO que fazem referência à análise de conteúdo (AC) em termos de número de publicação, periódicos e referências acionadas. Os resultados demonstraram que o colégio de Ciências da Vida apresenta não apenas o maior volume de trabalhos, mas também de heterogeneidade de referências. Esse resultado desafia estudos anteriores que destacavam as disciplinas das Ciências Humanas como lugar preferencial de utilização do método. Para isso, foi utilizada a análise de cocitação através do VOSviewer e detectada uma grande predominância do manual de Laurence Bardin em todos os colégios observados. Esse resultado confirma achados de estudos anteriores, mas em uma escala e diversidade disciplinar inéditas. Argumentamos que essa concentração tende a revelar um flagrante descompasso entre o avanço da literatura especializada sobre a metodologia e seu respectivo uso pela comunidade científica brasileira, que pode estar sendo irrefletido e desatualizado.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Rafael Cardoso Sampaio, Diógenes Lycarião, Adriano Nervo Codato, Djiovanni Jonas França Marioto, Maiane Bittencourt , Bruno Washington Nichols
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.