O preprint foi publicado em um periódico como um artigo
DOI do artigo publicado https://doi.org/10.23925/1806-9029.v33i2e59993
Preprint / Versão 1

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE THINK TANKS LIBERAIS NO BRASIL E GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL

##article.authors##

  • Profa. Neide César Vargas Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-0648-3969
  • Profa Rosa Marques Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1811

Keywords:

educação e governamentalidade neoliberal, educação e privatização extrema, educação e thinks tanks liberais

Resumo

Este artigo visa identificar a atuação do Instituto Mises Brasil e do Instituto Rothbard como mecanismos de conformação da racionalidade neoliberal no campo da educação no Brasil. Tem como hipótese mais geral a noção de que think tanks liberais são mecanismos específicos de propagação da racionalidade neoliberal pelo mundo. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que insere os think tanks em foco nos processos históricos mundiais e nacionais de sua evolução. Toma como filtro de análise das concepções de educação dessas organizações o conceito de governamentalidade neoliberal de Dardot e Laval (2016) e sua extensão efetuada por Brown (2019). As principais conclusões indicam que a atuação dessas organizações e sua concepção de educação são parte de um movimento mais global de reação ideológica à crise financeira de 2008. Na educação, essa concepção envolve a desqualificação do ensino público e obrigatório com argumentos da Escola Austríaca e da ideologia do “marxismo cultural”, propondo uma educação centrada nas famílias e implantada mediante estratégias de privatização extrema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Profa. Neide César Vargas, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora Titular do Departamento de Economia e pesquisadora no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público e Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: federalismo, finanças públicas, Financiamento de políticas sociais, neoliberalismo e educação.

Profa Rosa Marques, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996). Fez pós-doutorado na Faculte de Sciences Economiques da Université Pierre Mendes France de Grenoble e na Universidad de Buenos Aires. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política e integrante da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho Nacional de Saúde. Foi presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES) de 12/2012 a 12/2016..Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho; Políticas de Governo, Economia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas sociais, economia da saúde, financiamento da saúde, mundo do trabalho, previdência e proteção social e capitalismo contemporâneo.

Postado

10/02/2021

Como Citar

César Vargas, N. C. V., & Marques, R. M. (2021). CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE THINK TANKS LIBERAIS NO BRASIL E GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1811

Série

Ciências Humanas

Plaudit