Autonomia profissional da enfermagem em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200404Keywords:
Autonomia profissional, Enfermeiras e enfermeiros, Cuidados de enfermagem., Prática profissional, Infecções por coronavírus, PandemiasResumo
RESUMO
Objetivo: Refletir sobre o exercício da autonomia profissional da Enfermagem em tempos de pandemia.
Método: Reflexão teórica à luz da Sociologia das Profissões proposta por Eliot Freidson. Utilizando-se os principais conceitos do autor, buscou-se uma compreensão sobre o exercício profissional da Enfermagem em tempos onde seu protagonismo frente ao processo de cuidar torna-se ainda mais desafiador.
Resultados: Apesar de existirem obstáculos no cotidiano de trabalho, acredita-se que uma prática autônoma contribui de forma satisfatória para o desempenho de enfermeiras(os), pois, ao revelarem todo o potencial e liderança que possuem, permitem que sua autonomia profissional seja legitimada.
Considerações Finais: A reflexão esclareceu a importância de enfermeiras(os) colocarem em prática sua autonomia profissional, com o intuito de alcançarem um maior reconhecimento e valorização social do seu trabalho em tempos de pandemia.
Palavras-chave: Autonomia profissional. Enfermeiras e enfermeiros. Cuidados de enfermagem. Prática profissional. Pandemias. Infecções por coronavírus.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Rafaela Lira Mendes Costa, Regina Maria dos Santos, Laís de Miranda Crispim Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.