DOI do preprint publicado https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200370
Mães-crianças com síndrome congênita do Zika: ritos quotidianos para prevenção da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200370Palavras-chave:
Infecções por coronavírus, Zika vírus, Crianças com deficiência, Pós-modernismo, Relações mãe-filho, Covid-19Resumo
RESUMO
Objetivo: Compreender os ritos quotidianos de mães-crianças com síndrome congênita do vírus zika para prevenção da COVID-19 durante a pandemia.
Método: Estudo de abordagem qualitativo-exploratória, à luz da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli, realizado em grupos de WhatsApp de associações das famílias de crianças com a síndrome. Responderam ao questionário online 44 mães entre abril e maio de 2020. Foram utilizadas análises lexical e de similitude através do IRaMuTeQ.
Resultados: As mães estimulam exercícios para o desenvolvimento infantil e auxiliam as atividades escolares das crianças, assistem à televisão, costuram, cozinham, apoiam outras mães nas redes sociais e encontram satisfação em descumprir horários estabelecidos anteriormente. Para prevenir a COVID-19, as mães adotam o distanciamento físico, procuram consumir alimentos saudáveis e intensificam medidas de higiene.
Considerações finais: As mães-crianças experienciam, no distanciamento físico, estarem mais próximas dos filhos e de outras mães pelas redes e adotam cuidados de prevenção à COVID-19 com sobrecarga de cuidado.
Palavras-chave: Infecções por coronavírus. Zika vírus. Crianças com deficiência. Pós-modernismo. Relações mãe-filho. Covid-19.
Downloads
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Paulo Roberto Lima Falcão do Vale, Silvia da Silva Santos Passos, Rosely Cabral de Carvalho, Evanilda Souza de Santana Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.


