Máscaras para população de risco: a enfermagem promovendo biossegurança em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200276Keywords:
Educação em saúde, Contenção de riscos biológicos, Covid-19, Máscaras, EnfermagemResumo
RESUMO
Objetivo: Descrever proposta para confecção e distribuição de máscaras para população de risco, com orientações sobre as etapas de confecção e os cuidados no seu manuseio a partir do desenvolvimento de vídeo e infográfico educativos.
Método: Relato de experiência sobre as etapas do processo de capacitação de pessoas para confecção de máscaras de tecido para população de risco, entre março e junho de 2020, em município do interior paulista.
Resultados: Foram confeccionadas e distribuídas 1.650 máscaras para grupos populacionais de risco de diferentes contextos, elaborados e divulgados materiais instrucionais, como tutorial com vídeo explicativo e infográfico para capacitar pessoas para confeccionarem suas próprias máscaras com recursos disponíveis no domicílio.
Considerações finais: Foi possível confeccionar e distribuir máscaras para população de risco e desenvolver ações educativas para a contenção da doença, dado o avanço dos casos confirmados e de mortes pela Covid-19, corroborando o papel da enfermagem na educação em saúde.
Palavras-chave: Máscaras. Enfermagem. Educação em saúde. Contenção de riscos biológicos. Covid-19.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Patricia Abrahão-Curvo, Karina Dal Sasso Mendes, Angelina Lettiere-Viana, Maria Cândida de Carvalho Furtado, Thatiana Delatorre, Susana Inés Segura-Muñoz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.