Preprint / Versão 1

Mudanças climáticas e alimentação na agenda dos ministérios brasileiros

article.authors6a201c0eec6cc

DOI:

https://doi.org/10.1590/0034-761220240476

Palavras-chave:

mudanças climáticas, agricultura, múltiplos fluxos, segurança alimentar e nutricional, políticas públicas

Resumo

Os impactos das Mudanças Climáticas (MC) na produção agrícola, no acesso e no preço de alimentos e, consequentemente, na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) são cada vez mais frequentes e evidentes. Nesse cenário, a inclusão da temática da alimentação na agenda da política de mudança climática e vice-versa é um passo fundamental. Utilizando a abordagem dos múltiplos fluxos de John Wells Kingdon, este trabalho analisa se e como a interface de MC, agricultura e SAN entrou na agenda governamental brasileira. Partindo de pesquisa documental nos sites oficiais e entrevistas com gestores de ministérios selecionados, identificaram-se três janelas de oportunidades que ofereceram possibilidades para a entrada da temática na agenda dos ministérios do governo federal: a primeira foi aberta por elementos externos ao governo brasileiro, manifestos nas limitações e possibilidades econômicas que poderiam se abrir a partir dos acordos climáticos globais; as outras duas janelas decorreram de mudanças governamentais e da intensificação da crise climática. Conclui-se que cada ministério incluiu a temática em sua agenda, em diferentes graus e temporalidades, respondendo a distintos problemas, demandas, implicações e impactos decorrentes das MC. Embora regidos pelos mesmos ciclos governamentais e sob a manifestação da mesma crise, diferentes interpretações, interesses e valores produzem dinâmicas distintas nos fluxos dos problemas e das soluções. Destaca-se, também, a importância de priorizar a incorporação da interface MC, agricultura e SAN na agenda governamental brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Catia Grisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Christiane Marques Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED/UFRJ). Pós Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernanda Castilhos França de Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e pesquisadora de pós-doutorado em Desenvolvimento Rural (PGDR) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Postado

30/03/2026

Como Citar

Mudanças climáticas e alimentação na agenda dos ministérios brasileiros. (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/0034-761220240476

Série

Ciências Sociais Aplicadas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito