Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200138Keywords:
Primary health care, Coronavirus infections, Severe acute respiratory syndrome, Nurse practitioners., Pandemics.Abstract
RESUMO
Objetivo: Relatar a experiência de ações de enfrentamento ao Coronavírus desenvolvidas pela atenção primária à saúde do município de Salvador, Bahia, Brasil.
Métodos: Trata-se de um relato da experiência realizado por uma enfermeira da gestão de saúde do município de Salvador, no enfrentamento ao Coronavírus, no período de 26 de fevereiro a 26 de abril de 2020.
Resultados: Foi elaborado um fluxo de ação para enfrentamento ao Coronavírus na rede de atenção primária à saúde, objetivando implementar condutas frente à pandemia. Os profissionais foram treinados para identificar casos suspeitos de contaminação e orientar ou encaminhar essas pessoas ao serviço de saúde.
Conclusão: Concluiu-se que a construção de um fluxo para atendimento de casos suspeitos de contaminação pelo Coronavírus foi relevante para amenizar os impactos, protegendo comunidade e profissionais envolvidos. Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Infecções por coronavírus. Síndrome respiratória aguda grave. Profissionais de enfermagem. Pandemias.
Downloads
Metrics
Posted
How to Cite
Section
Copyright (c) 2021 Lélia Mendes Sobrinho de Oliveira, Nildete Pereira Gomes, Emanuela Santos Oliveira, Alice de Andrade Santos, Larissa Chaves Pedreira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.