Preprint / Versão 1

Tecnologias de aprendizagem imersiva em Arquitetura e Urbanismo: uma revisão crítica em quatro dimensões

article.authors6a31a54b52caf

  • Ana Paula Campos Gurgel Universidade de Brasília image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-0189-2958
    • Formal Analysis
    • Methodology
    • Investigation
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing
    • Validation
    • Project Administration
    • Data Curation
    • Conceptualization
  • Gilberto Lacerda Santos Universidade de Brasília image/svg+xml https://orcid.org/0000-0003-4541-3071
    • Writing – Review & Editing
    • Supervision
    • Writing – Original Draft Preparation

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652026v31id291184

Palavras-chave:

tecnologia de aprendizagem imersiva, teoria e história da arquitetura e urbanismo, avaliação

Resumo

O uso de Tecnologias de Aprendizagem Imersiva (TAI) popularizou-se nos últimos anos. Este artigo propõe uma análise crítica de sua implementação no ensino de teoria e história da arquitetura, com a inovação metodológica de uma régua analítica em quatro dimensões (sensorial, cognitiva, emocional e social). A partir de revisão bibliográfica e da análise de três estudos de caso (realidade virtual imersiva, realidade aumentada e aprendizagem em plataformas de jogos), buscou-se compreender os alcances e limites pedagógicos dessas tecnologias. Os resultados demonstram que as dimensões sensorial e emocional são privilegiadas, especialmente com o recurso da reconstrução digital de edifícios, campo avançado na arquitetura, que promove a imersão. As questões cognitivas são destaques nas experiências que usam a gamificação, nas quais a narrativa, personagens e desafios são estímulos à aprendizagem quando tarefas se alinham aos níveis superiores da Taxonomia de Bloom revisada, permitindo análise e criação, como demonstram experiências em estúdios imersivos. Entretanto, pouco se explora as questões sociais da aprendizagem, com pouca ou nenhuma atividade colaborativa ou interdisciplinar. Tais achados alertam também para riscos de sobrecarga cognitiva em ambientes hiper-realistas. Este estudo, apesar das suas limitações de escopo e abordagem, abre a discussão para a implementação e análise crítica das TAI no ensino de teoria e história da arquitetura e urbanismo e em áreas afins. Conclui-se que, para ampliar o potencial das TAI, é necessário desenhar práticas inclusivas, colaborativas e articuladas a princípios como o Design Universal para a Aprendizagem, além de refletir sobre implicações metodológicas e curriculares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Ana Paula Campos Gurgel, Universidade de Brasília

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008.2) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) onde estive vinculada ao grupo de pesquisa MUsA - Morfologia e Usos da Arquitetura, sobre orientação do prof. Dra. Edja Trigueiro. Concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (2016), onde, desde então, está vinculada ao Grupo de pesquisa Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização - DIMPU, sob a cooperação do prof. Dr. Frederico da Holanda.  Atualmente é professora adjunta do Departamento de Teoria e História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - FAU/UnB. . Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em estudos de configuração, tratando principalmente dos seguintes temas: sintaxe espacial, metropolização, dinâmica das centralidades, patrimônio edificado.

Gilberto Lacerda Santos, Universidade de Brasília

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações pedagógicas das tecnologias de informação, comunicação e expressão (TICE) e em divulgação científica e tecnológica. É Doutor em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico pela Universidade de Brasília (2001); Ph.D. em Educação pela Universidade Laval (Canadá, 1995), com foco em aplicações de tecnologias na educação; Mestre em Tecnologias na Educação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela Universidade Laval (Canadá, 1991). Realizou estudos de Pós-doutorado em educação e tecnologias na Espanha, em 1998, e no Canada, em 2003 e novamente em 2014. É líder do Grupo de Pesquisas Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação desde sua fundação, em 2005. É consultor em inovações educativas em organizações públicas e privadas. Coordena o Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília, um dos principais dispositivos de divulgação científica da instituição desde sua criação, em 2007.

Postado

31/03/2026

Como Citar

Tecnologias de aprendizagem imersiva em Arquitetura e Urbanismo: uma revisão crítica em quatro dimensões. (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/1982-57652026v31id291184

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito