Preprint / Versão 1

Análise das internações e da mortalidade por doenças febris, infecciosas e parasitárias durante a pandemia da COVID-19 no Brasil

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1502

Keywords:

Infecções por coronavírus, Leishmaniose visceral, Leptospirose, Malária, Dengue

Resumo

Introdução: Em meio à pandemia da COVID-19, as doenças febris indiferenciadas estão sendo menos detectadas e ou confundidas em diagnósticos clínicos, o que implica em tratamentos tardios e a piora no prognóstico. Objetivo: Avaliar as internações e a taxa de mortalidade das doenças febris indiferenciadas que ocorreram simultaneamente a COVID-19 no Brasil. Método: Foi realizada uma análise descritiva e quantitativa do número das internações mensais, taxas de mortalidade, gastos e permanência média das internações por leishmaniose visceral, leptospirose, malária e dengue. Os dados foram obtidos no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), durante os primeiro oito meses de 2020 e confrontados com valores médios desse mesmo período dos anos de 2017 a 2019. Resultados: O número de internações por leishmaniose visceral, leptospirose e malária em 2020 apresentaram um decréscimo de 32,87%, 43,59%, 29,31%, enquanto dengue um acréscimo de 29,51% em comparação as médias de 2017 a 2019. A taxa de mortalidade (2020) teve acréscimo de 32,64%, 38,98%, 82,55% e 14,26% para as respectivas doenças. Os gastos e os tempos médios de permanência oscilaram proporcionalmente de acordo com as internações, sem importantes variações detectadas. Discussão: Discutiu-se a possibilidade de subnotificações, diagnósticos equivocados e tardios, com consequente aumento da taxa de mortalidade nas doenças febris indiferenciadas. É necessário que o sistema de saúde esteja em atenção, e não negligencie as doenças febris indiferenciadas já endêmicas do país em decorrência do momento pandêmico. A investigação clínica e epidemiológica deverá considerar um protocolo sindrômico para reduzir os impactos das doenças febris indiferenciadas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nikolas Lisboa Coda Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Álvaro A. Faccini-Martínez, Universidad de Córdoba

Médico e pesquisador, Instituto de Investigaciones Biológicas del Trópico, Universidad de Córdoba, Córdoba, Colombia.

Membro do Comitê de Medicina Tropical, Zoonoses e Medicina de Viagem, Asociación Colombiana de Infectología, Bogotá, Colombia.

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Postado

24/11/2020

Como Citar

Dias, N. L. C., Faccini-Martínez, Álvaro A. ., & Oliveira, S. V. de. (2020). Análise das internações e da mortalidade por doenças febris, infecciosas e parasitárias durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1502

Série

Ciências da Saúde

Plaudit