Trabalho de enfermagem na pandemia da covid-19 e repercussões para a saúde mental dos trabalhadores
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200225Keywords:
Enfermagem, Coronavirus, Infecção por coronavirus, Pandemias, Saúde do trabalhador, Trabalho, Saúde mentalResumo
RESUMO
Objetivo: Refletir sobre o contexto de trabalho dos profissionais de enfermagem na pandemia da Covid-19 e as repercussões para saúde mental desses profissionais.
Método: Trata-se de um estudo teórico reflexivo com dois eixos temáticos: i) Pandemia pela Covid-19: quadro epidemiológico, manifestações e medidas preventivas; ii) Precarização laboral em tempos de pandemia e impactos na saúde mental do trabalhador.
Resultados: A pandemia da Covid-19 explicitou os reflexos da precarização no setor saúde. Por exemplo, evidenciou-se o sofrimento psíquico dos trabalhadores de enfermagem decorrente da escassez de equipamento de proteção individual, da fragilidade na descrição dos protocolos e dos fluxos para o controle efetivo de infecções, das prolongadas horas de trabalho, da formação profissional inadequada para o cenário de crise e das incertezas em relações as medidas terapêuticas.
Conclusão: O presente artigo traz à tona a agudização de um cenário que eleva o potencial de impacto negativo na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem. Coronavirus. Infecção por coronavirus. Pandemias. Saúde do trabalhador. Trabalho. Saúde mental.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2020 Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Eloá Carneiro Carvalho, Samira Silva Santos Soares, Thereza Christina Mó Y Mó Varella, Sandra Regina Maciqueira Pereira, Karla Biancha Silva de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.